quarta-feira, 26 de agosto de 2020

História- PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA- 10/08/2020

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE 8ºano Ensino Fundamental l
PROFESSOR: Jocélia Camargo
CONTEÚDO: PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
HORAS/AULA: 04



PERÍODO: DATA DE ENVIO: 10/08/2020
DATA DE ENTREGA: 14 /08/2020

OBJETIVO DA AULA:  Analisar a diversidade após a independência do Brasil, a partir da 1ª Constituição os grupos politicos e sociais envolvidos e a dissolução da assembléia Consttuintes por D.Pedro I.
JUSTIFICATIVA: Identificar, comparar e analisar a diversidade politica, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contrstatórios ao poder centralizado durante o período regencial do Brasil.


Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
.






02








10/08


Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia

Observe as imagens abaixo para realizar a atividade proposta.
 

D. Pedro I. Disponível em: <https://commons.
wikimedia.org/wiki/File:DpedroI-brasil-full.
jpg>. Acesso em 21 jan.2020.

D Pedro II. Disponível em: <https://
commons.wikimedia.org/wiki/File:Retratodom
pedroIIcrianca.JPG>. Acesso em 21 jan.2020.


a)    As imagens são representações dos dois imperadores
brasileiros. Pesquise sobre cada um deles, apontando os principais acontecimentos de seus governos. Registre-os em
seu caderno.

Atividade 2

Observe a imagem abaixo e, com sua pesquisa do item anterior, responda:

Fotografia de Marc Ferrez. 1885. Escravizados em uma fazenda de café no Brasil.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Brasil#/media/
Ficheiro:Slaves_in_coffee_farm_by_marc_ferrez_1885.jpg>. Acesso em 21 jan.2020.

a) A partir dos dados coletados, você acredita que logo após a Independência do Brasil e, em especial nos períodos do I e II Reinado, as estruturas internas referentes à política, economia e vida social alteraram aspectos de todas as pessoas que viveram nesse período?
b) A imagem acima nos mostra escravos em uma fazenda de café no ano de 1885, aproximadamente. Com auxílio de seu(sua) professor(a) ou em pesquisas futuras
(livro didático, internet, entre outros) relacione a profunda relação existente entre a manutenção das relações escravocratas e a organização política do Império.
c) A Lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, conhecida como Lei de Terras, passou a regulamentar a posse de terras no Brasil. Antes da promulgação dessa lei, o governo doava terras às pessoas interessadas, desconsiderando a ocupação original por diversos povos indígenas, por exemplo. A mesma lei dificultou o acesso à terra não somente aos indígenas, mas também aos ex-escravos e aos camponeses pobres, visto que a única forma de obter terras seria comprando-as. Sendo assim, pesquise sobre as questões
que envolvem a demarcação das terras indígenas e quilombolas atualmente.

Atividade 3

A primeira Constituição do Brasil
No ano de 1823, foi convocada uma reunião de Assembléia na cidade do Rio de Janeiro para a
elaboração da primeira Constituição do Brasil que, após a Proclamação da Independência do nosso
país em 7 de setembro 1822, precisaria de novos caminhos para o recém Estado livre de Portugal.
Foram convocados vários deputados que representavam as diversas províncias do Império.
O projeto elaborado e entregue a D. Pedro I foi recusado, visto que o mesmo limitava seus poderes.
Sendo assim, na manhã seguinte, o Imperador mandou inúmeros soldados à Assembleia para
prender os deputados, instituindo um novo grupo favorável a ele para elaborar um novo texto
Constitucional. No ano de 1824, especificamente em 25 de março, D. Pedro I outorgou a primeira
Constituição do Brasil.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

O texto nos dá indicativos do processo da elaboração da 1ª Constituição do Brasil. Com o
apoio do seu livro didático e de seu(sua) professor(a), responda o que se pede:
a) Qual é o significado de Constituição outorgada e o que isso representou para a sociedade da época?
b) A Constituição que D. Pedro I outorgou adotava a Monarquia hereditária e criava quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador. Sendo assim, qual é o significado
de Monarquia Hereditária e quem exercia esses quatro poderes e suas respectivas funções?
Monarquia hereditária:________________________________________
Poder Executivo:_________________________________________
Poder Legislativo:________________________________________
Poder Judiciário:_________________________________________
Poder Moderador:________________________________________

SAIBA MAIS:
As Constituições Brasileiras. Fonte: Agência Senado. Disponível em:
<https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/constituicoes-
brasileiras>. Acesso em: 27 jan. 2020.
Vídeo: Tudo sobre as Constituições Brasileiras. Fonte: Stoodi. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=DZNxnDldG6k>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Atividade 4
Leia o texto e, a seguir, responda o que se pede:
A instauração da primeira Constituição Brasileira, outorgada em 1824, estabeleceu alguns pontos, tais como:
• Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário e Poder Moderador;
• Eleições censitárias, com ênfase na renda anual de cada eleitor;
• As mulheres não possuíam direito ao voto;
• O catolicismo foi adotado como a religião oficial do Estado, sendo permitido o culto somente de maneira doméstica a outras crenças religiosas, isto é, pessoas que não eram católicas não podiam demonstrar sua fé publicamente.
A Constituição de 1988, datada de 5 de outubro de 1988, inaugurou uma nova realidade jurídico institucional
no país, isto é, por meio de leis estabeleceu-se a ampliação das liberdades e dos direitos individuais. E, em especial em seu artigo 5º, a nossa Constituição diz que todos nós somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Destacamos, assim, algumas condições estabelecidas:
• É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
• É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material,moral ou à imagem.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo. Paulista.
a) A partir da leitura do texto acima, evidencie as principais diferenças entre as Constituições que constam no documento e o que representa essa diferenciação para a população de modo geral.
b) No artigo 5º da Constituição Federal de 1988, a lei afirma que somos todos iguais. Porque precisamos estabelecer leis que garantam direitos mínimos e naturais para todas as
pessoas?
c) Na atual Constituição Federal Brasileira, quem pode participar das eleições? O que significa a extensão do direito ao voto para um número maior de participantes? Comoelas são realizadas?

Atividade 5
Ainda sobre a Confederação do Equador e com base nos dados levantados em sua pesquisana atividade anterior, elabore um mapa mental como uma forma de organizar os seus estudos.
Vale lembrar: O mapa mental é um diagrama que facilita a organização das ideias de maneira
lógica e simples em um processo de memorização, onde ele inicia com um tema central
e evolui com o desenvolvimento dos fatos históricos.
Como fazer um mapa mental. Fonte: Geekie Games. Disponível em: <https://geekiegames.
geekie.com.br/blog/como-fazer-um-mapa-mental/>. Acesso em: 28 jan.2020.

Atividade 6
Com o golpe da maioridade, fomentado pelos políticos liberais no ano de 1840, teve início o II Reinado, liderado pela figura de D. Pedro II. Esse período se caracterizou por uma relativa estabilidade política e econômica, evidenciou um estímulo à modernização, à urbanização e à industrialização do país. Mas,embora as referidas evidências já citadas e a  relativa estabilidade política e econômica da época, as
desigualdades e as contradições sociais continuaram a existir.
Fonte: Elaborado pelos autores especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

a) As questões sobre o processo de urbanização e do crescimento das cidades.
b) Quais foram as principais mudanças sociais ocorridas nesse período?
c) Pesquise sobre a Lei Eusébio de Queiroz e quais foram as consequências dessa lei para a economia do país.

Centro de mídias, TV cultura.



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