ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: História
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SÉRIE 8ºano Ensino Fundamental l
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PROFESSOR:
Jocélia Camargo
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CONTEÚDO: PRIMEIRO
E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
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HORAS/AULA:
04
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 10/08/2020 |
DATA DE
ENTREGA: 14 /08/2020
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OBJETIVO DA AULA:
Analisar a diversidade após a independência do Brasil, a partir da 1ª
Constituição os grupos politicos e sociais envolvidos e a dissolução da
assembléia Consttuintes por D.Pedro I.
JUSTIFICATIVA: Identificar,
comparar e analisar a diversidade politica, social e regional nas rebeliões e
nos movimentos contrstatórios ao poder centralizado durante o período regencial
do Brasil.
Nº aulas
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Nº
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ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER?
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.
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02
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10/08
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Assistir a aula pela TV ou
centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a
disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia
Observe as imagens abaixo
para realizar a atividade proposta.
D. Pedro I. Disponível
em: <https://commons.
wikimedia.org/wiki/File:DpedroI-brasil-full.
jpg>. Acesso em 21 jan.2020.
D Pedro II. Disponível
em: <https://
commons.wikimedia.org/wiki/File:Retratodom
pedroIIcrianca.JPG>. Acesso em 21 jan.2020.
a)
As imagens são
representações dos dois imperadores
brasileiros. Pesquise sobre cada um deles,
apontando os principais acontecimentos de seus governos. Registre-os em
seu caderno.
Atividade 2
Observe a imagem abaixo
e, com sua pesquisa do item anterior, responda:
Fotografia de Marc
Ferrez. 1885. Escravizados em uma fazenda de café no Brasil.
Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Escravid%C3%A3o_no_Brasil#/media/
Ficheiro:Slaves_in_coffee_farm_by_marc_ferrez_1885.jpg>. Acesso em 21 jan.2020.
a)
A partir dos dados coletados, você acredita que logo após a Independência do
Brasil e, em especial nos períodos do I e II Reinado, as estruturas internas
referentes à política, economia e vida social alteraram aspectos de todas as
pessoas que viveram nesse período?
b)
A imagem acima nos mostra escravos em uma fazenda de café no ano de 1885, aproximadamente.
Com auxílio de seu(sua) professor(a) ou em pesquisas futuras
(livro
didático, internet, entre outros) relacione a profunda relação
existente entre a manutenção das relações escravocratas e a organização
política do Império.
c)
A Lei nº 601 de 18 de setembro de 1850, conhecida como Lei de Terras, passou
a regulamentar a posse de terras no Brasil. Antes da promulgação dessa lei, o
governo doava terras às pessoas interessadas, desconsiderando a ocupação
original por diversos povos indígenas, por exemplo. A mesma lei dificultou o
acesso à terra não somente aos indígenas, mas também aos ex-escravos e aos
camponeses pobres, visto que a única forma de obter terras seria
comprando-as. Sendo assim, pesquise sobre as questões
que
envolvem a demarcação das terras indígenas e quilombolas atualmente.
Atividade
3
A primeira Constituição do Brasil
No ano de 1823, foi convocada uma reunião de
Assembléia na cidade do Rio de Janeiro para a
elaboração da primeira Constituição do Brasil
que, após a Proclamação da Independência do nosso
país em 7 de setembro 1822, precisaria de novos
caminhos para o recém Estado livre de Portugal.
Foram convocados vários deputados que
representavam as diversas províncias do Império.
O projeto elaborado e entregue a D. Pedro I
foi recusado, visto que o mesmo limitava seus poderes.
Sendo assim, na manhã seguinte, o Imperador
mandou inúmeros soldados à Assembleia para
prender os deputados, instituindo um novo
grupo favorável a ele para elaborar um novo texto
Constitucional. No ano de 1824,
especificamente em 25 de março, D. Pedro I outorgou a primeira
Constituição do Brasil.
Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
O texto nos dá
indicativos do processo da elaboração da 1ª Constituição do Brasil. Com o
apoio do seu livro
didático e de seu(sua) professor(a), responda o que se pede:
a) Qual é o significado de Constituição outorgada e o
que isso representou para a sociedade da época?
b) A Constituição que D. Pedro I outorgou adotava a
Monarquia hereditária e criava quatro poderes: Executivo, Legislativo,
Judiciário e Moderador. Sendo assim, qual é o significado
de Monarquia Hereditária
e quem exercia esses quatro poderes e suas respectivas funções?
Monarquia hereditária:________________________________________
Poder
Executivo:_________________________________________
Poder Legislativo:________________________________________
Poder
Judiciário:_________________________________________
Poder
Moderador:________________________________________
SAIBA MAIS:
As Constituições
Brasileiras. Fonte: Agência Senado. Disponível em:
<https://www12.senado.leg.br/noticias/glossario-legislativo/constituicoes-
brasileiras>. Acesso em: 27 jan. 2020.
Vídeo: Tudo sobre as
Constituições Brasileiras. Fonte: Stoodi. Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=DZNxnDldG6k>. Acesso em: 27 jan. 2020.
Atividade
4
Leia o texto e, a seguir, responda o que se
pede:
A instauração da primeira
Constituição Brasileira, outorgada em 1824, estabeleceu alguns pontos, tais como:
• Poder Executivo, Poder
Legislativo, Poder Judiciário e Poder Moderador;
• Eleições censitárias,
com ênfase na renda anual de cada eleitor;
• As mulheres não
possuíam direito ao voto;
• O catolicismo foi
adotado como a religião oficial do Estado, sendo permitido o culto somente de
maneira doméstica a outras crenças religiosas, isto é, pessoas que não eram
católicas não podiam demonstrar sua fé publicamente.
A Constituição de 1988,
datada de 5 de outubro de 1988, inaugurou uma nova realidade jurídico institucional
no país, isto é, por meio
de leis estabeleceu-se a ampliação das liberdades e dos direitos individuais.
E, em especial em seu artigo 5º, a nossa Constituição diz que todos nós somos
iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Destacamos, assim,
algumas condições estabelecidas:
• É inviolável a
liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos
cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de
culto e a suas liturgias;
• É assegurado o direito
de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material,moral
ou à imagem.
Fonte: Elaborado
especialmente para o Material de Apoio ao Currículo. Paulista.
a) A partir da leitura do texto acima, evidencie as
principais diferenças entre as Constituições que constam no documento e o que
representa essa diferenciação para a população de modo geral.
b) No artigo 5º da Constituição Federal de 1988, a lei
afirma que somos todos iguais. Porque precisamos estabelecer leis que
garantam direitos mínimos e naturais para todas as
pessoas?
c) Na atual Constituição Federal Brasileira, quem pode
participar das eleições? O que significa a extensão do direito ao voto para
um número maior de participantes? Comoelas são realizadas?
Atividade 5
Ainda sobre a
Confederação do Equador e com base nos dados levantados em sua pesquisana
atividade anterior, elabore um mapa mental como uma forma de organizar os
seus estudos.
Vale lembrar: O mapa
mental é um diagrama que facilita a organização das ideias de maneira
lógica e simples em um
processo de memorização, onde ele inicia com um tema central
e evolui com o
desenvolvimento dos fatos históricos.
Como fazer um mapa
mental. Fonte: Geekie Games. Disponível em: <https://geekiegames.
geekie.com.br/blog/como-fazer-um-mapa-mental/>. Acesso em: 28 jan.2020.
Atividade 6
Com o golpe da maioridade,
fomentado pelos políticos liberais no ano de 1840, teve início o II Reinado, liderado
pela figura de D. Pedro II. Esse período se caracterizou por uma relativa
estabilidade política e econômica, evidenciou um estímulo à modernização, à
urbanização e à industrialização do país. Mas,embora as referidas evidências
já citadas e a relativa estabilidade
política e econômica da época, as
desigualdades e as
contradições sociais continuaram a existir.
Fonte: Elaborado pelos
autores especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) As questões sobre o processo de urbanização e do
crescimento das cidades.
b) Quais foram as principais mudanças sociais ocorridas
nesse período?
c) Pesquise sobre a Lei Eusébio de Queiroz e quais
foram as consequências dessa lei para a economia do país.
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Centro
de mídias, TV cultura.
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