quarta-feira, 26 de agosto de 2020

História- PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.21/08

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE 8ºano Ensino Fundamental l
PROFESSOR: Jocélia Camargo
CONTEÚDO:
PRIMEIRO E SEGUNDO REINADOS: POLÍTICA E ECONOMIA.
HORAS/AULA: 04
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 21/08/2020
DATA DE ENTREGA: 31/08/2020


OBJETIVO DA AULA:
 Identificar, comparar e analisar a diversidade politica, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contraditórios ao poder centralizado durante o período regencial do Brasil.



Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
.



02




















02






17/08















21/08


Assistir a aula pela TV ou centro de mídias, fazendo uma análise do tema apresentado, de acordo com a disciplina da aula, registrando no caderno o título da aula do dia

 ATIVIDADE 1

Leia o texto abaixo e siga as orientações da atividade:
As Rebeliões Regenciais
A Instabilidade política do período regencial fez com que eclodissem diversas rebeliões pelo território imperial do Brasil. Diversos foram os motivos que provocaram os rebeldes: as questões da política oligárquica, críticas à quantidade de impostos, as questões de miséria de boa parte da população, a maior necessidade de participação por parte do povo à vida política, assim como a necessidade de abolição da escravidão.
Fonte: Elaborado pelos autores especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.

a) O texto nos dá indicativos dos pressupostos que favoreceram e fizeram eclodir as inúmeras rebeliões pelas províncias do Império, tais como: Farroupilha, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina (1835 – 1845); Sedição Militar e a Revolta dos Carrancas, ambas
em Minas Gerais (1833); Sabinada (1837 – 1838) e a Insurreição Malê (1835), no estado da Bahia; Papa-méis ou Cabanada (1832 – 1834), em Pernambuco; Balaiada (1838 –1841), no Maranhão; e a Cabanagem (1835- 1840), no Grão Pará.
Com auxílio do livro didático, da internet ou de outros recursos disponíveis, pesquise essas rebeliões e destaque os principais acontecimentos de cada uma delas.

ATIVIDADE 2
Datada no ano de 1850, a Lei de Terras viabiliza uma série de condições sobre as mesmas. Sendo assim, leia a fonte abaixo e responda aos questionamentos:

A Lei de Terras
Ementa: Dispõe sobre as terras devolutivas no Império, e acerca das que são possuídas por título de sesmaria sem preenchimento das condições legais, bem como por simples título de posse mansa e pacífica; e determina que, medidas e demarcadas as primeiras, sejam elas cedidas a título oneroso,assim para empresas particulares, como para o estabelecimento de colônias de nacionais e de estrangeiros. Autoriza o governo a promover a colonização estrangeira na forma que se declara.
Situação: Imperial.
Chefe de Governo: D. Pedro II, Imperador.
Origem: Executivo.
Fonte: Coleção das Leis do Brasil. 1850 – Volume 1, pág. 307. Disponível em: <http://legislacao.planalto.gov.br/
legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificacao/lim%20601-1850?OpenDocument>. Acesso em: 22 jan. 2020.
Lei nº 601, de 18 de setembro de 1850. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/LIM601.
htm>. Acesso em: 22 jan. 2020.

a) O que ficou estabelecido no artigo 2º da Lei de Terras?
b) A partir da leitura da Ementa da citada na Lei de Terras, é possível conhecer as justificativas de D. Pedro II?
c) Sabemos que no Brasil existe uma grande concentração de terras nas mãos de grandes latifundiários, que também concentram uma grande porção de renda, ao contrário por exemplo, muitas pessoas não possuem condições básicas de sobrevivência. O que poderíamos fazer para solucionarmos esse problema?

ATIVIDADE 3
Leia o texto abaixo e siga as orientações da atividade:

Revolta dos Malês e o contexto social. Essa revolta foi de grande repercussão na década de 1830, quando negros, mestiços e afrodescendentes formavam a maior parte da população em Salvador, enquanto aproximadamente somente 22% da população local era constituída por brancos.Inúmeros negros escravizados desenvolviam atividades como lavradores, sapateiros, barbeiros, entre tantos ofícios nos centros urbanos, e esses possuíam maior “liberdade de movimento” quando realizavam suas atividades para seus respectivos senhores, o que em muito favoreceu a organização e o aperfeiçoamento da revolta.
Fonte: Elaborado especialmente para o Material de Apoio ao Currículo Paulista.
a) Qual era o objetivo central da Revolta dos Malês?
b) Quais impactos a Revolta dos Malês causou na sociedade escravocrata da época?
c) A Revolta dos Malês não aconteceu conforme o planejado. Qual ou quais foram as conseqüências para os negros escravizados? Revoltosos?
Centro de mídias, TV cultura.



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