terça-feira, 23 de junho de 2020

Arte- Profª Elisiane

📌 8ºANO                 ARTE- Profª Eliziane
15-06-20 a 19-06-20    (2 AULAS)
CADERNO DO ALUNO VOLUME II_  PAGINA 7
RESPONDER AS QUESTÕES- MOVIMENTOS DO CORPO.

22-06-20 a 26-06-20    (2 AULAS)
CADERNO DO ALUNO VOLUME II_  PAGINA
RESPONDER AS QUESTÕES PREENCENDO O ROTEIRO INDICADO.
Matriz Indígena
Matriz  Africana
Matriz Afro-brasileira

29-06-20 a 30-06-20       (2 AULAS)
CADERNO DO ALUNO VOLUME II_  PAGINA 9
LEITURA E INTERPRETAÇAO Fatores de Movimento
FAÇA UMA LISTA DE FATORES ASSOCIANDO OS MOVIMENTOS DO SEU COTIDIANO.

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Matemática- profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA:   Matemática
SÉRIE:  8º ano EF
PROFESSOR:    Ana Maria






Objetivo da aula: SEI – Semana de Estudos Intensivos-
- Retomar  a multiplicação e divisão de potências de mesma base,fazer com que os alunos pensem e compreendam o conceito e o padrão que se ocorre na multiplicação e divisão de potências de mesma base.
- Calcular porcentagens de uma quantidade usando a fração centesimal e a representação decimal.


·         Sugestão de Vìdeo:

https://www.youtube.com/watch?v=wM7567Tmtr8&t=46s
Aquecimento:
Leia com atenção! Para você responder as questões terá que  resolver  os exercícios:

Responda:


Responda
·         Você observou se ocorre algum padrão nas multiplicações? Qual?
·         E nas divisões, há algum padrão? Qual?
·         Poderia ser feito esse trabalho de uma maneira mais rápida?
Você conseguiria resumir numa frase qual o padrão encontrado?


Projeto de Vida- Profª Ana Maria


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Projeto de Vida
SÉRIE: 8º ano- EF
PROFESSOR: Ana Maria 
CONTEÚDO: - Semana de Estudos Intensivos
HORAS/AULA: 2 aulas
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 26/05/20
DATA DE ENTREGA: 29/05/20



 OBJETIVO DA AULA- Semanas de Estudos Intensivos -: O propósito de recuperar ou aprofundar aprendizagens essenciais para o percurso  dos alunos.
-  Criar o seu Diário de Práticas e Vivências.
-  Possibilitar que os alunos identifiquem e reflitam sobre as marcas que recebem e deixam no mundo.
-Competências socioemocionais em foco: Determinação, persistência e imaginação criativa .


Nº aulas

O QUE É PRA FAZER?
Apostila de Projeto Vida   1º Bim.
02

-  LER AS ORIENTAÇÕES: Que trazem indicações sobre a construção do Diário de Práticas e Vivências.

-Após construir o Diário de  Práticas e Vivências, - Escreva nele , quem sou eu? Coloque fotos desenhos e outros... que relacione sobre a sua pessoa., sua família.
Portanto é a sua criatividade.

-leia o texto proposto “Marcas que recebo e deixo”e responda as questões no caderno

Obs:
Tirar fotos doque fez  e enviar para o WhatsApp  privado.
Duvidas? Conversar  no privado através de áudio ou  vídeo.

PAGINA 54


Para refletir: 
Pensar sobre o que se fez, refletir sobre as próprias ações e saber antecipar as consequências dos próprios atos são algumas formas de avaliar nossas próprias atitudes, de pensar sobre elas e, principalmente, produzir significado para nossas experiências. Avaliar, nesse sentido, é compreender o que aconteceu, estabelecer relações causais a partir das ações e escolhas que fazemos. Junto com isso, também podemos pensar na importância da determinação e persistência. Essas duas competências permitem que olhem para suas marcas no mundo e reflitam de que forma querem continuar caminhando para atingir seus objetivos e sonhos futuros.
“Marcas que recebo e deixo”.
Antes mesmo de nascer, recebemos e deixamos diversas marcas no mundo. Uma das primeiras, e que nos acompanham por toda a vida, é o nosso nome. Depois do parto, novas marcas começam a chegar: a certidão de nascimento, a vacina BCG (aquela que dói pra caramba e marca o braço direito das pessoas para sempre!), as primeiras fotografias... Os anos vão se passando e a coisa continua: os desenhos que fazemos para nossos pais e irmãos, a matrícula na escola e a entrada nas redes sociais! Somos marcados também por outros tipos de coisas: pelas lembranças de lugares e pessoas importantes para nós (como a casa de uma avó, o primeiro mergulho no mar, a amizade com alguém que se torna especial) ou, ainda, pelos grandes acontecimentos do mundo, como as guerras, o descobrimento de tratamentos de doenças, os desastres naturais etc. Vamos fazer um teste para ver se tudo isso que foi dito anteriormente é verdade?
 Então, vamos lá! Responda as questões abaixo:

  Duas marcas de produtos que você consome sempre; 
  Dois esportistas que marcaram a sua vida; 
  Dois políticos que fizeram história no Brasil; 
  Dois conteúdos aprendidos na escola que você nunca esqueceu;

Por falar em marcas, vamos falar das marcas profundas , daquilo que é importante nas nossas vidas.  Alguns acontecimentos deixam marcas em nossas lembranças, outros, no nosso corpo. Mas têm aquelas coisas que marcam a nossa história, por isso consideramos que são mais profundas. 
Então responda: 
1-      Diferencie os acontecimentos que trazem marcas superficiais e profundas para as pessoas.

2-      Quais são os acontecimentos pessoais, familiares, comunitários ou da sociedade de maneira mais ampla que mais marcaram você? 

3-      Que tipo de marcas você tem deixado no mundo?


Obs:  Nesta ultima  questão 3- Pense sobre elas com cuidado. Tente compreender os vários aspectos dessas marcas que você deixa no mundo à sua volta.

Exemplo de  Diário de Praticas e Vivencias


"De maneira bem simples e objetiva, construir um Projeto de Vida consiste em documentar os sonhos, metas, objetivos, desejos e ambições do jovem em relação ao seu futuro. É também onde escrevemos tudo aquilo que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos. É, portanto, escrever o planejamento do que queremos para o nosso futuro e definir os caminhos que deveremos percorrer para atingi-los.





Tecnologia e Inovação- Profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA:   Tecnologia
SÉRIE: 8º ano EF
PROFESSOR:    Ana Maria 
CONTEÚDO:  A  importância das Tecnologias no ambiente
Escolar.
HORAS/AULA:   aulas
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 28/05/2020
DATA DE ENTREGA: 08/06/2020
Objetivo da aula:
- Proporcionar aos alunos o uso responsável e consciente dessas ferramentas 
 -Perceber a importância das tecnologias no ambiente escolar
-Investigar o uso das TDIC's pelos alunos

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A educação é a base da formação humana. São utilizados vários instrumentos durante todo o processo de construção de conhecimento do mundo em que vivemos, pensando na formação de cidadãos efetivamente agentes de transformações. A presença das tecnologias de informação e comunicação é cada vez mais notória. As grandes mudanças que vem ocorrendo com a educação, estão de certo modo ligadas às transformações tecnológicas. Contudo a educação não acompanha o avanço tão rápido das tecnologias, mas vem incorporando cada vez com mais evidência. Desta forma pode-se observar que a tecnologia é uma necessidade mundial, e que a escola deve estar preparada para esta realidade. Temos que estar preparados para este avanço, a sociedade está caracterizada pela diversidade de linguagens, na busca de tecnologias cada vez mais avançada, e a inserção  de práticas de ensino que visam a melhorar a qualidade na educação, explorando a aplicação de imagens, movimentos, artes, musicas, jogos, moldando um universo imaginário ou real, significando os conteúdos em sala de aula.

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
A importância das tecnologias no ambiente escolar, bem como a vida em sociedade, amplia as possibilidades na construção e aquisição de conhecimentos, pois o acesso as informações pode ocorrer em qualquer tempo e espaço. As crianças nascidas neste século têm mais facilidade e acesso favorável, em  manusear recursos tecnológicos, com habilidades impressionantes, mas as quantidades de recursos, habilidades, facilidades, muitas vezes barram questões simples do cotidiano. Percebe-se que são ágeis em tecnologias, mas uma grande maioria não consegue se relacionar de maneira afetiva, social, com seus pais, amigos, familiares, em ambientes não virtuais. A grande quantidade de informações frente aos veículos de comunicação faz com que as crianças, jovens percam a essência, não conseguindo distinguir bom/ ruim, bem/mal, o que posso, devo fazer e o que não posso ou devo fazer, o certo e o errado, passando uma boa parte do seu tempo com jogos, filmes, redes sociais com conteúdos inadequados a idade, sem nenhuma restrição e orientação quanto ao tempo e conteúdo frente a ciberespaços. São muitos os desafios que a escola tem, com todo o conteúdo a confrontar, para orientar e utilizar as tecnologias, tendo que estudar criteriosamente, trocar experiências, desenvolver competências na atualidade. A escola nesse momento deve repensar e redesenhar a prática pedagógica e os currículos, incorporados as TDIC's em seu ambiente escolar, a princípio conceituar a cultura digital, assim: A cultura digital é a cultura em rede, a cibercultura que sintetiza a relação entre sociedade contemporânea e Tecnologias da Informação (TI's). Grandes transformações estão acontecendo, principalmente pelo avanço tecnológico, onde cada dia são  criados novos produtos, feitas novas descobertas. Muitas pessoas lidam facilmente com essa  mudanças, principalmente a nova geração, outros têm mais dificuldades nesse processo. Trabalhar com as tecnologias (novas ou não) de forma interativa nas salas de aula requer: a responsabilidades de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem. É indispensável o desenvolvimento contínuo de alunos e professores, trabalhando adequadamente com as novas tecnologias, constata-se que a aprendizagem pode se dar com desenvolvimento emocional, racional, da imaginação, do intuitivo, das interações, a partir dos desafios, da exploração de possibilidades, de assumir responsabilidades, do criar e do refletir juntos.

Pesquisa  a respeito das TDIC's: 
1)       Nome
2)       Possui computador? 
3)       Sabe acessar programas, fazer conexões com outras mídias?
4)       Sabe acessar a internet?
5)       Tem e-mail? 
6)       Possui celular com acesso a internet?
7)       Utiliza os recursos tecnológicos em sala de aula?
8)       Costuma realizar pesquisas? 
9)       Como você avalia seu conhecimento em informática? 
                  (  )Ruim          (  )regular       (  )bom          (  )ótimo. 
10)  Como classifica o uso deste conhecimento?
                  (   ) Usa bastante      (  )   mais ou menos      (  ) usa pouco. 
11)  Tem acesso a internet?  
                   (   )  Na sua casa          (   ) outros lugares
12)  Fez algum curso para o uso das tecnologias?
13)  Tem dificuldades em utilizar o ambiente Windows? 
14)  Assinale os programas que sabe usar: 
           (   ) Windows;       (   ) Word;     (   ) Excel;       (   ) Movie Maker;     
           (   ) Media  Player;           (   )  Power-point.
15)  Com que frequência utiliza a internet?
             (   ) Diariamente,
             (   ) duas vezes na semana,
              (   ) mais de duas vezes na semana;

16)  Participa de fóruns e/ou listas/grupos de discussão? 

17)  Considera importante o uso da tecnologias na sala de aula?

18)  Como as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação vem sendo utilizadas na escola? 

19)  Que práticas pode  identificar e registrar?

20)  Qual contribuição que o uso dos recursos tecnológicos está  trazendo  no  momento de isolamento  para seus  estudos não presenciais?

21)  O uso dos recursos tecnológicos a comunicação entre  professores e você é facilitada?




                                                  

Inglês- Profª Maria Helena

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Inglês
SÉRIE: 8º Ano A
PROFESSOR: Maria Helena de Castro
CONTEÚDO: The Great Navigations and its importance to the world.
HORAS/AULA: 2
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 08/06/2020
DATA DE ENTREGA: 12/06/2020


HABILIDADES:  Identificar os efeitos decorrentes da ação do ser humano sobre o equilíbrio ambiental relacionando a vegetação com o ciclo da água e a conservação dos solos, dos cursos de água e da qualidade do ar atmosférico.
Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
Caderno do Aluno, volume 2, parte 1.
Nº da PÁGINA
2

Atividade 1: analise a figura na questão a e responda às posteriores b, c, d e e.
Atividade 2: Faça o caça-palavras e em seguida, complete as lacunas.
30, 31 e 32.
Material de apoio: utilizar, se possível, Google tradutor. 

Matemática- ´Profª Ana Maria


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE: 8º ano - EF
PROFESSOR: Ana Maria 
CONTEÚDO:    Notação Científica
HORAS/AULA: 06 aulas
 DATA DE ENVIO:  10/06/20
DATA DE ENTREGA: 16/06/20

Objetivo da aula : 
-Entender o que é Notação Científica   -Efetuar cálculos com potências de expoentes inteiros e aplicar esse conhecimento na   representação de números em notação científica  

Nº aulas
O QUE É PRA FAZER?

06

1- Ler com muito atenção os textos de explicação

2-Assistir os youtubes para complementar a aprendizagem

3- Resolver as atividades propostas

OBS: Tirar fotos e enviar para o WhatsApp  privado.





 Notação científica- - O que é? Definição, como calcular e características

A notação científica é uma forma de escrever números usando potência de 10. É utilizada para reduzir a escrita de números que apresentam muitos algarismos. Números muito pequenos ou muito grandes são frequentemente encontrados nas ciências em geral e escrever em notação científica facilita fazer comparações e cálculos.

Primeiramente, se você parar para reparar, várias contas matemáticas que realizamos na calculadora, por exemplo, não representam números exatos. Quase sempre vem aquele tanto de algarismos e você pensa, e agora? Pois bem, a regra é que utilizemos sempre o primeiro número significativo mais os dois primeiros depois da vírgula. Certo? Pois bem, a essa técnica damos o nome de notação científica.

Claro que isso foi apenas um exemplo simples. Em síntese, a notação científica é utilizada por matemáticos, físicos, astrônomos, dentre outros profissionais,  para tornar números pequenos ou muito grandes de forma simplificada usando a potência de base dez. Acima de tudo, a fórmula para tornar um número de acordo com a notação científica é  a·10n
Além disso, nesse sentido, a  representa o que chamamos de mantissa – também conhecido como coeficiente. Já o n  representa o expoente ou ordem de grandeza dos números apresentados. Assim, para encontrar a notação científica de um número, basta colocar a vírgula após o primeiro número significante. Vamos entender melhor!

Notação científica na prática

Bom, se é dado um valor de  0,00045 e você precisa saber qual a notação científica, o que fazer? Não se preocupe porque a técnica é muito simples. Isso porque, o que queremos encontrar aqui é a mantissa desse valor, ou seja, o coeficiente. Assim, basta colocar a vírgula após o primeiro algarismo significativo seguindo da esquerda para a direita, ou vice-versa. Nesse caso, o coeficiente de  0,00045 será 4,5
Primeiramente, pode ocorrer exemplos como esse 3256565 em que todos os números são significativos. Entretanto, a regra se aplica da mesma maneira. Assim, o coeficiente do número 3256565 será 3,256565. Simples, não é?
Agora, vamos entender como a ordem de grandeza é encontrada, que recebe esse nome porque determina qual a quantidade do número na notação científica. Isso é muito comum, por exemplo, em células atômicas como nêutrons, prótons e elétrons que apresentam numerações extensas. Mas como assim? Observe:
A massa do elétron, por exemplo, é representada pelo número  
0,000000000000000000000000000910938356 g. Logo, seria muito complexo realizar cálculos com essa quantidade de números, não é? Para que se torne mais simplificado, a notação científica transforma esse valor da seguinte maneira: 9,10938356·10– 28 g. Nesse sentido, o coeficiente é 9,10938356 aplicando a potência de base dez.

Como encontrar a ordem de grandeza


Resumindo, para encontrar a ordem de grandeza é preciso se atentar à uma questão muito importante. Vamos lá. 
Pegando o exemplo anterior em que a notação científica da massa do elétron é 9,10938356·10– 28 g notamos que a ordem de grandeza, ou seja, o expoente, está negativo. Visto isso, ao realocarmos a vírgula da massa do elétron andamos para a direta, sendo representado no expoente como negativo.
Isso significa que, quando a vírgula for realocada para a esquerda o expoente será positivo. Neste caso, por exemplo, o número 896000000000 possui coeficiente 8,96000000000. Sendo assim, o expoente da notação científica será positivo.
Dessa forma, observe o expoente positivo e negativo nesses exemplos abaixo:
Aqui  tem  três explicações em  youtubes  pra você entender melhor A notação científica na prática. 





Notação científica com operações


Em síntese, sabemos que na matemática existe algumas formas de cálculo, como a soma, subtração, multiplicação e divisão. Certo? Logo, para cada tipo de operação a notação científica será realizada de uma forma .
Veja com atenção as explicações  abaixo:
Para cada tipo de operação a notação científica será realizada de uma forma.

Na multiplicação

Assim, na multiplicação a conotação científica funciona multiplicado os números e, em seguida, a base 10 é repetida e os expoentes são somados. Dessa forma, veja o exemplo:
a)  1,4.10 3 x 3,1 . 10 2 =                       b)    2,5 . 10 – 8 x 2,3 . 10 6 =
  (1,4 x 3,1) . 10 (3 + 2) =                          (2,5 x 2,3) . 10 ( – 8 + 6) =              
      4,34 . 10 5                                                                                            5,75 . 10 – 2



Na divisão

na divisão ocorre um pouco diferente. Sendo assim, em relação aos números devemos dividir, repetir a base, e ao invés de somar os expoentes, na divisão devemos subtraí-los. Visto isso, observe:
a) 9,42 . 10 5 : 1,2 . 10 2 =                                 b) 8,64 . 10 – 3 : 3,2 . 10 6 =                            

(9,42 : 1,2) . 10 (5 – 2) =                                       (8,64 : 3,2) . 10 ( – 3 – 6) =       
                 7,85 . 10 3                                                                                                                      2,7 . 10 – 9


 Na  soma  e  subtração


Por outro lado, na soma e subtração o próprio nome já diz. Nesse sentido, os números são somados ou subtraídos e a potência 10 é repetida. Porém, para que o cálculo seja realizado o expoente nas potências de 10 devem apresentar o mesmo valor. Deste modo, veja:

a)   3,3 . 10 8 + 4,8 . 10 8 =                                 b)   6,4 . 10 3 – 8,3 . 10 3 =

(3,3 + 4,8)  . 10 8 =                                                   (6,4 – 8,3) . 10 3 =      
     8,1 . 10                                                                                                                               – 1,9  . 10 3

a) Atividades


1)  Considere o número  0,00000000000002,  converta-o em notação científica.

2)  O número  349000  em notação científica corresponde a:

3)  Escreva o número  0,0004 em notação científica

4)  Como escrevemos  7,5  10-5   na forma decimal?

5)  Como escrevemos  2,045 . 104  na forma decimal?

 

Seguindo os exemplos dado acima sobre Notação científica com operações,resolva:   

   5) Faça a adição e subtração de   6,5 x 10³  e  2,3 x 10³
a)  6,5 x 10³  +  2,3 x 10³


b) 6,5 x 10³   -   2,3 x 10³

  6) Realize a divisão e multiplicação das notações científicas: de  5 x 10³       e  2,3 x 10²
a)     5 x 10³   X   2,3 x 10²

b)    5 x 10³    2,3 x 10²