ESCOLA: E. E. PROF
JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Tecnologia
|
SÉRIE: 8º ano EF
|
||
PROFESSOR: Ana Maria
|
|||
CONTEÚDO: A
importância das Tecnologias no ambiente
Escolar.
|
HORAS/AULA: aulas
|
||
PERÍODO: DATA DE
ENVIO: 28/05/2020
|
DATA DE ENTREGA:
08/06/2020
|
||
Objetivo da aula:
- Proporcionar aos alunos o uso responsável e consciente dessas
ferramentas
-Perceber a importância das
tecnologias no ambiente escolar
-Investigar o uso das TDIC's pelos alunos
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A educação é a base da formação humana. São utilizados
vários instrumentos durante todo o processo de construção de conhecimento do
mundo em que vivemos, pensando na formação de cidadãos efetivamente agentes de
transformações. A presença das tecnologias de informação e comunicação é cada
vez mais notória. As grandes mudanças que vem ocorrendo com a educação, estão
de certo modo ligadas às transformações tecnológicas. Contudo a educação não
acompanha o avanço tão rápido das tecnologias, mas vem incorporando cada vez
com mais evidência. Desta forma pode-se observar que a tecnologia é uma
necessidade mundial, e que a escola deve estar preparada para esta realidade.
Temos que estar preparados para este avanço, a sociedade está caracterizada
pela diversidade de linguagens, na busca de tecnologias cada vez mais avançada,
e a inserção de práticas de ensino que
visam a melhorar a qualidade na educação, explorando a aplicação de imagens,
movimentos, artes, musicas, jogos, moldando um universo imaginário ou real, significando
os conteúdos em sala de aula.
A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
A importância das tecnologias no ambiente escolar, bem como
a vida em sociedade, amplia as possibilidades na construção e aquisição de
conhecimentos, pois o acesso as informações pode ocorrer em qualquer tempo e
espaço. As crianças nascidas neste século têm mais facilidade e acesso
favorável, em manusear recursos
tecnológicos, com habilidades impressionantes, mas as quantidades de recursos,
habilidades, facilidades, muitas vezes barram questões simples do cotidiano.
Percebe-se que são ágeis em tecnologias, mas uma grande maioria não consegue se
relacionar de maneira afetiva, social, com seus pais, amigos, familiares, em
ambientes não virtuais. A grande quantidade de informações frente aos veículos
de comunicação faz com que as crianças, jovens percam a essência, não
conseguindo distinguir bom/ ruim, bem/mal, o que posso, devo fazer e o que não
posso ou devo fazer, o certo e o errado, passando uma boa parte do seu tempo
com jogos, filmes, redes sociais com conteúdos inadequados a idade, sem nenhuma
restrição e orientação quanto ao tempo e conteúdo frente a ciberespaços. São
muitos os desafios que a escola tem, com todo o conteúdo a confrontar, para
orientar e utilizar as tecnologias, tendo que estudar criteriosamente, trocar
experiências, desenvolver competências na atualidade. A escola nesse momento
deve repensar e redesenhar a prática pedagógica e os currículos, incorporados
as TDIC's em seu ambiente escolar, a princípio conceituar a cultura digital,
assim: A cultura digital é a cultura em rede, a cibercultura que sintetiza a
relação entre sociedade contemporânea e Tecnologias da Informação (TI's).
Grandes transformações estão acontecendo, principalmente pelo avanço tecnológico,
onde cada dia são criados novos
produtos, feitas novas descobertas. Muitas pessoas lidam facilmente com
essa mudanças, principalmente a nova
geração, outros têm mais dificuldades nesse processo. Trabalhar com as
tecnologias (novas ou não) de forma interativa nas salas de aula requer: a
responsabilidades de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo
natural e cultural em que vivem. É indispensável o desenvolvimento contínuo de
alunos e professores, trabalhando adequadamente com as novas tecnologias,
constata-se que a aprendizagem pode se dar com desenvolvimento emocional,
racional, da imaginação, do intuitivo, das interações, a partir dos desafios,
da exploração de possibilidades, de assumir responsabilidades, do criar e do
refletir juntos.
Pesquisa a respeito
das TDIC's:
1) Nome
2) Possui
computador?
3) Sabe
acessar programas, fazer conexões com outras mídias?
4) Sabe
acessar a internet?
5) Tem
e-mail?
6) Possui
celular com acesso a internet?
7) Utiliza
os recursos tecnológicos em sala de aula?
8) Costuma
realizar pesquisas?
9) Como
você avalia seu conhecimento em informática?
( )Ruim (
)regular ( )bom
( )ótimo.
10) Como
classifica o uso deste conhecimento?
( ) Usa bastante (
) mais ou menos (
) usa pouco.
11) Tem
acesso a internet?
( ) Na sua casa (
) outros lugares
12) Fez
algum curso para o uso das tecnologias?
13) Tem
dificuldades em utilizar o ambiente Windows?
14) Assinale
os programas que sabe usar:
(
) Windows; ( ) Word;
( ) Excel; (
) Movie Maker;
( ) Media
Player; ( )
Power-point.
15) Com
que frequência utiliza a internet?
( ) Diariamente,
( ) duas vezes na semana,
( ) mais de duas vezes na semana;
16) Participa
de fóruns e/ou listas/grupos de discussão?
17) Considera
importante o uso da tecnologias na sala de aula?
18) Como
as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação vem sendo utilizadas na
escola?
19) Que
práticas pode identificar e registrar?
20) Qual
contribuição que o uso dos recursos tecnológicos está trazendo
no momento de isolamento para seus
estudos não presenciais?
21) O
uso dos recursos tecnológicos a comunicação entre professores e você é facilitada?
Nenhum comentário:
Postar um comentário