quarta-feira, 17 de junho de 2020

Tecnologia e Inovação- Profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA:   Tecnologia
SÉRIE: 8º ano EF
PROFESSOR:    Ana Maria 
CONTEÚDO:  A  importância das Tecnologias no ambiente
Escolar.
HORAS/AULA:   aulas
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 28/05/2020
DATA DE ENTREGA: 08/06/2020
Objetivo da aula:
- Proporcionar aos alunos o uso responsável e consciente dessas ferramentas 
 -Perceber a importância das tecnologias no ambiente escolar
-Investigar o uso das TDIC's pelos alunos

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A educação é a base da formação humana. São utilizados vários instrumentos durante todo o processo de construção de conhecimento do mundo em que vivemos, pensando na formação de cidadãos efetivamente agentes de transformações. A presença das tecnologias de informação e comunicação é cada vez mais notória. As grandes mudanças que vem ocorrendo com a educação, estão de certo modo ligadas às transformações tecnológicas. Contudo a educação não acompanha o avanço tão rápido das tecnologias, mas vem incorporando cada vez com mais evidência. Desta forma pode-se observar que a tecnologia é uma necessidade mundial, e que a escola deve estar preparada para esta realidade. Temos que estar preparados para este avanço, a sociedade está caracterizada pela diversidade de linguagens, na busca de tecnologias cada vez mais avançada, e a inserção  de práticas de ensino que visam a melhorar a qualidade na educação, explorando a aplicação de imagens, movimentos, artes, musicas, jogos, moldando um universo imaginário ou real, significando os conteúdos em sala de aula.

A IMPORTÂNCIA DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE ESCOLAR
A importância das tecnologias no ambiente escolar, bem como a vida em sociedade, amplia as possibilidades na construção e aquisição de conhecimentos, pois o acesso as informações pode ocorrer em qualquer tempo e espaço. As crianças nascidas neste século têm mais facilidade e acesso favorável, em  manusear recursos tecnológicos, com habilidades impressionantes, mas as quantidades de recursos, habilidades, facilidades, muitas vezes barram questões simples do cotidiano. Percebe-se que são ágeis em tecnologias, mas uma grande maioria não consegue se relacionar de maneira afetiva, social, com seus pais, amigos, familiares, em ambientes não virtuais. A grande quantidade de informações frente aos veículos de comunicação faz com que as crianças, jovens percam a essência, não conseguindo distinguir bom/ ruim, bem/mal, o que posso, devo fazer e o que não posso ou devo fazer, o certo e o errado, passando uma boa parte do seu tempo com jogos, filmes, redes sociais com conteúdos inadequados a idade, sem nenhuma restrição e orientação quanto ao tempo e conteúdo frente a ciberespaços. São muitos os desafios que a escola tem, com todo o conteúdo a confrontar, para orientar e utilizar as tecnologias, tendo que estudar criteriosamente, trocar experiências, desenvolver competências na atualidade. A escola nesse momento deve repensar e redesenhar a prática pedagógica e os currículos, incorporados as TDIC's em seu ambiente escolar, a princípio conceituar a cultura digital, assim: A cultura digital é a cultura em rede, a cibercultura que sintetiza a relação entre sociedade contemporânea e Tecnologias da Informação (TI's). Grandes transformações estão acontecendo, principalmente pelo avanço tecnológico, onde cada dia são  criados novos produtos, feitas novas descobertas. Muitas pessoas lidam facilmente com essa  mudanças, principalmente a nova geração, outros têm mais dificuldades nesse processo. Trabalhar com as tecnologias (novas ou não) de forma interativa nas salas de aula requer: a responsabilidades de aperfeiçoar as compreensões de alunos sobre o mundo natural e cultural em que vivem. É indispensável o desenvolvimento contínuo de alunos e professores, trabalhando adequadamente com as novas tecnologias, constata-se que a aprendizagem pode se dar com desenvolvimento emocional, racional, da imaginação, do intuitivo, das interações, a partir dos desafios, da exploração de possibilidades, de assumir responsabilidades, do criar e do refletir juntos.

Pesquisa  a respeito das TDIC's: 
1)       Nome
2)       Possui computador? 
3)       Sabe acessar programas, fazer conexões com outras mídias?
4)       Sabe acessar a internet?
5)       Tem e-mail? 
6)       Possui celular com acesso a internet?
7)       Utiliza os recursos tecnológicos em sala de aula?
8)       Costuma realizar pesquisas? 
9)       Como você avalia seu conhecimento em informática? 
                  (  )Ruim          (  )regular       (  )bom          (  )ótimo. 
10)  Como classifica o uso deste conhecimento?
                  (   ) Usa bastante      (  )   mais ou menos      (  ) usa pouco. 
11)  Tem acesso a internet?  
                   (   )  Na sua casa          (   ) outros lugares
12)  Fez algum curso para o uso das tecnologias?
13)  Tem dificuldades em utilizar o ambiente Windows? 
14)  Assinale os programas que sabe usar: 
           (   ) Windows;       (   ) Word;     (   ) Excel;       (   ) Movie Maker;     
           (   ) Media  Player;           (   )  Power-point.
15)  Com que frequência utiliza a internet?
             (   ) Diariamente,
             (   ) duas vezes na semana,
              (   ) mais de duas vezes na semana;

16)  Participa de fóruns e/ou listas/grupos de discussão? 

17)  Considera importante o uso da tecnologias na sala de aula?

18)  Como as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação vem sendo utilizadas na escola? 

19)  Que práticas pode  identificar e registrar?

20)  Qual contribuição que o uso dos recursos tecnológicos está  trazendo  no  momento de isolamento  para seus  estudos não presenciais?

21)  O uso dos recursos tecnológicos a comunicação entre  professores e você é facilitada?




                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário