quarta-feira, 17 de junho de 2020

Geografia- profª Loren

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 8º Ano
PROFESSOR: Loren Evelyn
CONTEÚDO: AS POTÊNCIAS TRADICIONAIS E EMERGENTES NA ORDEM MUNDIAL DO PÓS-GUERRA
HORAS/AULA: 4
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 10/6
DATA DE ENTREGA: 17/6

OBJETIVO DA AULA: entendimento e compreensão sobre o processo de formação das potências na ordem mundial do pós-guerra e suas influências.
JUSTIFICATIVA: o contexto geopolítico atual apresenta marcas de processos e fatores econômicos, culturais, políticos, militares, entre outros, os quais são resultantes das diferentes relações estabelecidas no espaço geográfico, como, por exemplo: a imigração e refugiados de guerras; disputas pelo controle das reservas de petróleo e gás natural; formação de blocos regionais; o uso de recursos naturais, entre outros.
ATIVIDADE: O QUE É PRA FAZER?
Para começo de conversa, iremos realizar a primeira atividade do seu caderno do aluno (volume 2). Caso você ainda não o tenha, basta retirá-lo na sua escola. Bom trabalho!!!

Iremos responder as reflexões da primeira atividade do seu caderno da página 22. Para melhor compreensão, deixarei disponível um texto de apoio neste roteiro. Copie e responda somente as perguntas:

a)      É possível associar posse de terras (posse) e seus limites com a palavra “território”?
b)      Território tem relação com poder?
c)      Você já ouviu falar em disputa territorial e domínio territorial? Explique.
d)     O que seria uma potência mundial?
e)      Você sabe o que é geopolítica? Qual será a origem dessa palavra?

Texto de apoio:

A geopolítica na organização do espaço mundial


     Geopolítica é a ciência que se concentra na utilização de poder político sob determinado território. Em uma visão mais prática, a geopolítica compreende as análises de geografia, história e ciências sociais mescladas com teoria política em vários níveis, desde o Estado até o internacional-mundial.
     Normalmente, geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem geopolítica como uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade.
     O termo foi criado pelo cientista político sueco Rudolf Kjellén no início do século XX, baseado na obra do geógrafo alemão Friedrich Ratzel "Politische Geographie" (Geografia Política), de 1897.
     O conceito de geopolítica começou a ser desenvolvido a partir da segunda metade do século XIX, por conta da redefinição de fronteiras na Europa e do expansionismo das nações europeias, o que ficou conhecido como imperialismo ou ainda neocolonialismo. Podemos destacar as análises realizadas pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904), responsável pela criação do determinismo geográfico e da teoria do espaço vital.
     Em um cenário político de unificação da Alemanha, em contraponto ao expansionismo já consolidado de Rússia, Inglaterra, França e até mesmo dos Estados Unidos, Ratzel ajudou a criar uma geografia alemã que se encarregou em justificar as conquistas territoriais da Alemanha.
     Para Ratzel, a superioridade plena de um determinado território caracterizaria o Estado. Dessa maneira, o saber geopolítico apontaria para o Estado como centralizador de decisões estratégicas, o que legitimou as ações imperialistas da Alemanha, como pode ser observado nas disputas que originaram as duas grandes guerras e, em parte, nos princípios utilizados pelo nazismo.
     Ainda dentro desse contexto podemos também mencionar o geógrafo britânico Halford Mackinder (1861-1947), que publicou no ano de 1904 o ensaio "O Pivô Geográfico da História”, que apontava  o poder das conquistas territoriais continentais, apresentando uma maior preocupação com a ocupação da Europa Centro-Oriental, até porque os transportes terrestres começavam a favorecer a interiorização das ocupações, mudando um pouco as estratégias que até então depositavam maior importância nas conquistas marítimas.
     Porém, foi o jurista sueco Rudolf Kjellén (1864-1922), seguidor das ideias de Ratzel, quem criou o termo geopolítica no ano de 1916, procurando constituir relações entre os acontecimentos políticos e os aspectos geográficos. Cabe ressalvar que, nos dias atuais, a geopolítica é considerada como uma frente teórica que inclui o território e as suas nuances políticas, não apenas no plano externo, mas também nas questões internas a um determinado Estado-nação.
     O período conhecido como Guerra Fria expressou muitos dos princípios da geopolítica, pois envolveu uma grande disputa ideológica e territorial entre duas potências, a União Soviética e os Estados Unidos, com grande ênfase no papel do Estado no que tange às decisões estratégicas e na definição de valores e padrões sociais.
     Com o fim da Guerra Fria, as maiores discussões geopolíticas se voltam ao combate ao terrorismo, à questão nuclear, às redefinições de fronteiras nos países africanos e do Oriente Médio e até mesmo aos problemas socioambientais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário