ESCOLA: E. E. PROF JOÃO
PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Ciências
|
SÉRIE: 8º ano A
|
||
PROFESSOR: Michele
|
|||
CONTEÚDO: CIRCUITOS ELÉTRICOS E
A DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
|
HORAS/AULA: 8h/a
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05/2020
|
DATA DE ENTREGA: 22/05/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Identificar
o conceito de corrente elétrica.
JUSTIFICATIVA:
Compreender
como funciona a geração de eletricidade e observar quais os matérias que
fazemos uso em nossa casa, e quais materiais é mais indicado para se usar e
obter uma economia.
Roteiro para alunos que possuem não acesso à Internet e para os alunos que possuem
acesso à internet
Nº aulas
|
Nº
|
ATIVIDADE
1: O QUE É PRA FAZER?
|
PÁGINAS
DO LIVRO DE
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2
|
12/05
|
Ø Aulas no CMSP- aplicativo ou
TV 11/05 às 10h30: https://www.pebsp.com/videos/8o-ano-ciencias-tipos-de-energia-11-05-2020/
Ø Aulas no CMSP- aplicativo ou
TV 12/05 às 10h30
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2
|
13/05
|
ATIVIDADE 1: ELETRICIDADE X
ENERGIA ELÉTRICA X CORRENTE ELÉTRICA
Através dos estudos da energia
elétrica, iremos conhecer diversas formas de geração e transformação
dessa energia. Para continuar a aprendizagem , vamos estudar a eletricidade.
Para a compreensão da
eletricidade, um conceito importante a se conhecer é o de corrente
elétrica.
Para dar início aos nossos
estudos, faça uma busca em dicionários, livros didáticos ou em algum site de pesquisa sobre as principais
definições de Eletricidade, Energia Elétrica e Corrente Elétrica.
A. A seguir a definição de
Eletricidade, Energia Elétrica e Corrente Elétrica.
a)
Eletricidade:__________________________________________
b)
Energia elétrica:_______________________________________
c)
Corrente elétrica:______________________________________
ATIVIDADE 2
COMO A ENERGIA ELÉTRICA CHEGA
ATÉ NOSSAS CASAS?
Já vimos como acontece a
geração de energia elétrica agora vamos relembrar e registrar.
De onde vem a energia
elétrica?
Como ela chega até nossas
casas?
Faça uma pesquisa em livros
didáticos e/ou sites de pesquisa e em seu caderno elabore um desenho esquemático
que retrate essas informações.
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2
|
19/05
|
O que eu aprendi?
Elabore um pequeno texto em
seu caderno que inclua os principais conceitos aprendidos nesta Situação de
Aprendizagem.
|
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2
|
20/05
|
TRANSFORMAÇÕES DA ENERGIA NOS
EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E APARELHOS E O USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA
ATIVIDADE 1: INVESTIGANDO AS
TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA
Para iniciar esta atividade,
retome a primeira etapa da Situação de Aprendizagem 1, em que sua turma
realizou um levantamento dos aparelhos/equipamentos/máquinas de uso cotidiano
de acordo com sua finalidade e tipo de energia que utilizam.
• Energia mecânica
• Energia térmica
• Energia elétrica
• Energia química
• Energia nuclear
A partir dessa retomada, vamos
ampliar nossos conhecimentos refletindo sobre os seguintes questionamentos:
A transformação de uma forma
de energia em outra é possível?
Como podemos observar esta
transformação a partir dos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia?
Sabemos que sim é possível
está transformação, vemos isso ao longo do nosso dia a dia,quando utilizamos
o chuveiro com água quente, onde vemos a transformação de energia elétrica em
energia térmica, quando a lâmpada traz luminosidade, quando utilizamos a
eletricidade para movimentar algo, seja ele um brinquedo ou até mesmo o
movimento que temos ao utilizarmos máquina de lavar roupa ou tanquinho.
Ø Agora vamos a atividade
Você deve identificar que tipo
energia é utilizada em cada equipamento, máquina ou
aparelho, relacionando a fonte de energia que utilizam com os tipos de
energia que transformam:
ATIVIDADE 2: CALCULANDO O
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA
Agora, aprofundando um pouco
mais os estudos sobre matéria e energia, vamos pensar em outras questões
envolvidas no assunto:
Responda em seu caderno:
a)
Dos aparelhos eletrodomésticos que utilizamos, quais consomem mais
energia elétrica?
b)
E quais consomem menos?
c)
Como acompanhar o consumo de energia elétrica?
d)
Você sabe fazer a leitura do relógio medidor de energia elétrica,
conhecido como “relógio de luz”?
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário