quarta-feira, 13 de maio de 2020

Ciências - Profª Michele

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Ciências
SÉRIE: 8º ano A
PROFESSOR: Michele
CONTEÚDO: CIRCUITOS ELÉTRICOS E

A DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
HORAS/AULA: 8h/a
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05/2020
DATA DE ENTREGA: 22/05/2020


OBJETIVO DA AULA: Identificar o conceito de corrente elétrica.
JUSTIFICATIVA: Compreender como funciona a geração de eletricidade e observar quais os matérias que fazemos uso em nossa casa, e quais materiais é mais indicado para se usar e obter uma economia.



Roteiro para alunos que possuem não acesso à Internet e para os alunos que possuem acesso à internet

Nº aulas
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
PÁGINAS DO LIVRO DE
2
12/05
Ø Aulas no CMSP- aplicativo ou TV 11/05 às 10h30: https://www.pebsp.com/videos/8o-ano-ciencias-tipos-de-energia-11-05-2020/
Ø Aulas no CMSP- aplicativo ou TV 12/05 às 10h30

2
13/05
ATIVIDADE 1: ELETRICIDADE X ENERGIA ELÉTRICA X CORRENTE ELÉTRICA
Através dos estudos da energia elétrica, iremos conhecer diversas formas de geração e transformação dessa energia. Para continuar a aprendizagem , vamos estudar a eletricidade.
Para a compreensão da eletricidade, um conceito importante a se conhecer é o de corrente elétrica.
Para dar início aos nossos estudos, faça uma busca em dicionários, livros didáticos ou em  algum site de pesquisa sobre as principais definições de Eletricidade, Energia Elétrica e Corrente Elétrica.

A.   A seguir a definição de Eletricidade, Energia Elétrica e Corrente Elétrica.

a)     Eletricidade:__________________________________________
b)    Energia elétrica:_______________________________________
c)     Corrente elétrica:______________________________________

ATIVIDADE 2
COMO A ENERGIA ELÉTRICA CHEGA ATÉ NOSSAS CASAS?
Já vimos como acontece a geração de energia elétrica agora vamos relembrar e registrar.
De onde vem a energia elétrica?
Como ela chega até nossas casas?
Faça uma pesquisa em livros didáticos e/ou sites de pesquisa e em seu caderno elabore um desenho esquemático que retrate essas informações.

2
19/05
O que eu aprendi?
Elabore um pequeno texto em seu caderno que inclua os principais conceitos aprendidos nesta Situação de Aprendizagem.

2
  20/05
TRANSFORMAÇÕES DA ENERGIA NOS EQUIPAMENTOS, MÁQUINAS E APARELHOS E O USO CONSCIENTE DA ENERGIA ELÉTRICA

ATIVIDADE 1: INVESTIGANDO AS TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA
Para iniciar esta atividade, retome a primeira etapa da Situação de Aprendizagem 1, em que sua turma realizou um levantamento dos aparelhos/equipamentos/máquinas de uso cotidiano de acordo com sua finalidade e tipo de energia que utilizam.

• Energia mecânica
• Energia térmica
• Energia elétrica
• Energia química
• Energia nuclear

A partir dessa retomada, vamos ampliar nossos conhecimentos refletindo sobre os seguintes questionamentos:
A transformação de uma forma de energia em outra é possível?
Como podemos observar esta transformação a partir dos equipamentos que utilizamos em nosso dia a dia?
Sabemos que sim é possível está transformação, vemos isso ao longo do nosso dia a dia,quando utilizamos o chuveiro com água quente, onde vemos a transformação de energia elétrica em energia térmica, quando a lâmpada traz luminosidade, quando utilizamos a eletricidade para movimentar algo, seja ele um brinquedo ou até mesmo o movimento que temos ao utilizarmos máquina de lavar roupa ou tanquinho.

Ø Agora vamos a atividade
Você deve identificar que tipo energia é utilizada em cada equipamento, máquina ou aparelho, relacionando a fonte de energia que utilizam com os tipos de energia que transformam:
Equipamento/máquina/aparelho
Fonte de energia
Energia em que se transforma
EX: Chuveiro
Elétrica
Térmica
a)     Rádio


b)    Furadeira


c)     Ferro de passar


d)    Televisão


e)     Lanterna


f)      Bicicleta


g)     Arado movido por animais


h)    Lâmpada


i)       Telefone celular


j)       Geladeira


k)    Trator


l)       Moinho de vento


m)  Roda d’água


n)    Chuveiro


o)    Computador


p)    Barco a vela




ATIVIDADE 2: CALCULANDO O CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

Agora, aprofundando um pouco mais os estudos sobre matéria e energia, vamos pensar em outras questões envolvidas no assunto:
Responda em seu caderno:
a)     Dos aparelhos eletrodomésticos que utilizamos, quais consomem mais energia elétrica?
b)    E quais consomem menos?
c)     Como acompanhar o consumo de energia elétrica?
d)    Você sabe fazer a leitura do relógio medidor de energia elétrica, conhecido como “relógio de luz”?


Nenhum comentário:

Postar um comentário