quinta-feira, 14 de maio de 2020

Projeto de Vida- Profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA:    Projeto de Vida
SÉRIE:    8º ano-EF
PROFESSOR:    Ana Maria
CONTEÚDO: Competência socioemocional e Autoconhecimento.

HORAS/AULA:  04
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05/2020
DATA DE ENTREGA: 22/05/2020

ATIVIDADE: “COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS”
OBJETIVO DE APRENDIZAGEM: Reconhecer as definições de cada conceito de
competência emocional e autoconhecimento, olhando para si e identificando seus
pontos fortes e pontos fracos.

DESENVOLVIMENTO E ORIENTAÇÕES:
• Na aula de Projeto de Vida no CMSP do dia 06/05/2020 (disponível aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=Ue8PMSGCaGo&t=2204s foram trabalhadas
algumas  competências socioemocionais, que estávamos discutindo e descobrindo o
significado de cada uma delas em sala de aula. Devido a pandemia, não pudemos
concluir a atividade. Neste momento, com as orientações recebidas na aula do
CMSP, iremos dar continuidade as atividades.


Observe  abaixo as competências citadas durante a aula e seus respectivos
Significados:
ENTUSIASMO- Significa envolver-se ativamente com a vida e com outras pessoas de uma forma positiva, alegre e afirmativa.
DETERMINAÇÃO -Diz respeito a objetivos, ambição e motivação para trabalhar – é sobre fazer mais do que apenas o mínimo que se espera.
ORGANIZAÇÃO - É ser ordeiro, eficiente, apresentável e pontual.
FOCO - Capacidade de selecionar um objetivo, tarefa ou atividade e então direcionar toda nossa atenção apenas para toda tarefa “selecionada” e nada mais.
PERSISTÊNCIA - É completar tarefas e terminar o que assumimos/começamos, em vez de adiar ou desistir quando as coisas ficam difíceis ou desconfortáveis.
RESPONSABILIDADE -  Consiste em gerenciar a nós mesmos, a fim de conseguirmos realizar nossas tarefas, cumprir compromissos e promessas que fizemos, mesmo quando é difícil ou inconveniente para nós.
ASSERTIVIDADE - É sobre demonstrar coragem: quando a situação exige,
precisamos ser capazes de fazer-nos ouvir para dar voz
aos sentimentos, necessidades, opiniões e de exercer influência social.
EMPATIA -  É usar nossa compreensão da realidade da vida e habilidades, para entender as necessidades e sentimentos dos outros; agir com bondade, ajudando e prestando apoio e assistência.
INICIATIVA SOCIAL -É a habilidade de aproximar-se e relacionar-se com os
outros. Especificamente, trata-se de iniciar, manter e
apreciar as relações e o contato social.


INTERESSE ARTÍSTICO -Diz respeito a valorizar, admirar e apreciar o design, as produções artísticas e ver beleza em todas as suas formas.

Atividade 1-
• Após a leitura das competências e seus respectivos significados,
responda as seguintes questões :
a)     Qual é o seu ponto forte e qual é sua maior fragilidade com base nessas competências socioemocionais que foram apresentadas? Justifique sua resposta dando exemplos.

b)     Diante da situação atual, em que assistimos diariamente notícias graves e tristes, causadas pela pandemia, como poderíamos colocar em prática esses valores (empatia, respeito, tolerância  ao estresse, autoconfiança, tolerância à frustração e organização)?


•Todos nós temos pontos fortes e fragilidades e é importante que nós possamos
trabalhar, principalmente, nossas fragilidades. Os nossos pontos fortes são nossas
qualidades, o que temos de melhor, enquanto que nossas fragilidades, em determinados momentos, podem até nos prejudicar. Assim, é importante desenvolver
e buscar melhor nossos pontos fracos Para isso, podemos fazer um plano de desenvolvimento pessoal.
•Um plano de desenvolvimento pessoal parte de uma auto organização através da criação de um roteiro para o desenvolvimento de uma de nossas fragilidades.




Atividade 2-

•Agora você poderá  elaborar o seu  plano de desenvolvimento pessoal:

1.     Determinar uma fragilidade, daquelas que foram apontadas acima, que deverá ser trabalhada.

2.     Escolha uma pessoa que pode te ajudar nesse processo de desenvolvimento dessa fragilidade. É importante que você possa conversar sobre seus sentimentos, sobre suas escolhas e sobre quem você é.


3.     Indique pelo menos 1 ação que deverá ser praticada para o desenvolvimento da competência escolhida.

4.     Faça regularmente uma autoavaliação


5. Se necessário, reveja seu plano.


Atividade 2-

• Se possível, construam o plano de desenvolvimento pessoal no diário de práticas e vivências.


Bons estudos!

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