ESCOLA:
E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: Matemática
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SÉRIE: 8º ano EF
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PROFESSOR: Ana Maria
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CONTEÚDO: Decomposição de um número em
fatores
primos , Números
naturais inteiros e racionais, Princípio Multiplicativo da Contagem e Porcentagem
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HORAS/AULA:12aulas
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PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05/20
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DATA DE ENTREGA: 22/05/20
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OBJETIVO DA AULA: Retomada
de aplicações de conteúdos e resolver
situações problema envolvendo Princípio fundamental da contagem e porcentagem
Justificativa : Para
que o aluno saiba trabalhar com resolução de problema existente no cotidiano
onde às vezes é necessário fazer mudanças de quantidades. Trabalhar com a
variação de grandezas e aprender o conceito de razão.
Para recordar:
A fatoração está
diretamente relacionada com a multiplicação, haja vista que os fatores são os
termos que multiplicamos para gerar o produto. Veja
26 → fator
x 7 → fator
182 → Produto
x 7 → fator
182 → Produto
Os fatores primos da decomposição são
obtidos por meio de divisões sucessivas. Recorde-se de que, para um número ser
primo, ele deve ser divisível somente por 1 e ele mesmo, logo, os números 2, 3,
5, 7 e 11 são primos.
Utilizando as divisões sucessivas, obtemos a fatoração completa,
que representa a decomposição de um número em fatores primos. Veja um exemplo :
Exemplo: Encontre a forma fatorada
completa do número
a) 18
A forma fatorada completa do número 18 é: 2 . 3 .
3 = 2.3²
Observe que todos os fatores são números primos e
que a sucessão dos fatores acontece de forma crescente.
Atividade 1-
Seguindo o exemplo acima encontre a forma
fatorada completa dos números abaixo:
a)
180
b)
1620
c)
140
d)
50
e)
100
f)
1050
g)
80
Atividade 2-
a) Escreva na forma de fração:
a) 0,57 =
b) 0,8 =
c) 2,8 =
d) 0,040 =
Atividade 3-
Associe as frações correspondentes as dízimas
periódicas:
a) 7/9 ( ) 6,1777
b) 35/6
( )
3,888...
c) 35/9 ( ) 0,777...
d)
278/45
( ) 5,83333...
Atividade
4-
Lembrando que -1 é o oposto de 1,
responda:
a)
Qual é a soma de dois números opostos?
Atividade 5-
Escreva na forma decimal:
a)
7/10 =
b)
29/10 =
c)
31/100 =
d)
37/1000 =
Atividade 6-
Princípio da
multiplicação – Princípio fundamental da contagem
a)
Na cantina da escola há 2 tipos de
sucos (laranja e pêssego) e 3 tipos de sanduíches ( queijo, presunto e
manteiga). Se um aluno quiser uma bebida e um sanduíche, de quantas formas pode
fazer a sua escolha?
b) Arnaldo
planeja ir à praia e deseja utilizar uma camiseta, uma bermuda e um chinelo.
Sabe-se que ele possui 5 camisetas, 6 bermudas e 3 chinelos. De quantas
maneiras distinta Arnaldo poderá vestir-se?
a) 18
b) 30
c) 90
d) 108
c) Uma prova possui 5 questões de múltipla escolha, onde cada uma possui 4
opções distintas. De quantas maneiras a prova pode ser resolvida?
a) 512
b) 1024
c) 525
d) 2056
Atividade 7- Porcentagem
a) 30 representa 15% de qual número?
a) 150
b) 200
c) 350
d) 400
b) 200
c) 350
d) 400
b) Em uma sala de aula há 30 alunos, dos quais
40% são meninas. Quantas meninas têm na
sala?
a) 10 meninas
b) 12 meninas
c) 15 meninas
d) 18 meninas
b) 12 meninas
c) 15 meninas
d) 18 meninas
c)
Convertendo
a fração em uma fração centesimal, qual o resultado em porcentagem?
a) 10%
b) 20%
c) 30%
d) 40%
b) 20%
c) 30%
d) 40%
d) Em um
concurso, 520 candidatos se inscreveram. No dia da prova apenas 364 candidatos
compareceram. Neste caso, qual foi a porcentagem dos candidatos que faltaram a
prova?
a) 10%
b) 20%
c) 30%
d) 40%
b) 20%
c) 30%
d) 40%
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