quinta-feira, 14 de maio de 2020

Matemática- Profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA:  Matemática
SÉRIE:  8º ano EF
PROFESSOR: Ana Maria

CONTEÚDO:    Decomposição de um número em fatores

primos , Números naturais inteiros e racionais, Princípio Multiplicativo da Contagem e Porcentagem


HORAS/AULA:12aulas
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 11/05/20
DATA DE ENTREGA: 22/05/20



















OBJETIVO DA AULA:   Retomada de  aplicações de conteúdos e resolver situações problema envolvendo Princípio fundamental da contagem e porcentagem
Justificativa : Para que o aluno saiba trabalhar com resolução de problema existente no cotidiano onde às vezes é necessário fazer mudanças de quantidades. Trabalhar com a variação de grandezas e aprender o conceito de razão.
Para  recordar:
fatoração está diretamente relacionada com a multiplicação, haja vista que os fatores são os termos que multiplicamos para gerar o produto. Veja
             26 → fator
             x 7 → fator
             182 → Produto

Os fatores primos da decomposição são obtidos por meio de divisões sucessivas. Recorde-se de que, para um número ser primo, ele deve ser divisível somente por 1 e ele mesmo, logo, os números 2, 3, 5, 7 e 11 são primos.
Utilizando as divisões sucessivas, obtemos a fatoração completa, que representa a decomposição de um número em fatores primos. Veja um exemplo :
Exemplo: Encontre a forma fatorada completa do número
 a) 18  
                               

A forma fatorada completa do número 18 é: 2 . 3 . 3 = 2.3²
Observe que todos os fatores são números primos e que a sucessão dos fatores acontece de forma crescente.
Atividade 1-
Seguindo o exemplo acima encontre a forma fatorada completa dos números abaixo:
a)      180                        
b)      1620
c)      140
d)      50
e)      100
f)       1050
g)      80

Atividade 2-
a)     Escreva na forma de fração:

a)     0,57     =
b)    0,8       =
c)     2,8         =
d)    0,040     =


Atividade 3-

       Associe as frações correspondentes as dízimas periódicas:
         a) 7/9                                   (    ) 6,1777
    b) 35/6                                 (    )  3,888...
        c) 35/9                                  (   )  0,777...
        d)  278/45                             (    )  5,83333...

Atividade 4-
Lembrando que -1 é o oposto de 1, responda:
a) Qual é a soma de dois números opostos? 

Atividade 5-
Escreva  na forma decimal:
a)       7/10        =
b)      29/10      =
c)       31/100    =
d)      37/1000  =
Atividade 6-
Princípio da multiplicação – Princípio fundamental da contagem
a)    Na cantina da escola há 2 tipos de sucos (laranja e pêssego) e 3 tipos de sanduíches ( queijo, presunto e manteiga). Se um aluno quiser uma bebida e um sanduíche, de quantas formas pode fazer a sua escolha?

b)  Arnaldo planeja ir à praia e deseja utilizar uma camiseta, uma bermuda e um chinelo. Sabe-se que ele possui 5 camisetas, 6 bermudas e 3 chinelos. De quantas maneiras distinta Arnaldo poderá vestir-se?
a) 18
b) 30
c) 90
d) 108


c)  Uma prova possui 5 questões de múltipla escolha, onde cada uma possui 4 opções distintas. De quantas maneiras a prova pode ser resolvida?
a) 512
b) 1024
c) 525
d) 2056


Atividade 7-      Porcentagem

a)   30 representa 15% de qual número?
a) 150       
b) 200
c) 350
d) 400

b)  Em uma sala de aula há 30 alunos, dos quais 40% são meninas.   Quantas meninas têm na sala?
a) 10 meninas
b) 12 meninas
c) 15 meninas
d) 18 meninas


c)   Convertendo a fração  em uma fração centesimal, qual o resultado em porcentagem?
a) 10%
b) 20%
c) 30%
d) 40%

d) Em um concurso, 520 candidatos se inscreveram. No dia da prova apenas 364 candidatos compareceram. Neste caso, qual foi a porcentagem dos candidatos que faltaram a prova?
a) 10%
b) 20%
c) 30%
d) 40%


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