segunda-feira, 4 de maio de 2020

História - Profª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 8º ano
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO: Pensamento iluminista
HORAS/AULA: 2
PERÍODO: 29/04/2020
DATA DE ENTREGA: 08/05/2020


OBJETIVO DA AULA:  identificar os principais aspectos conceituais o iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização do mundo contemporâneo.

JUSTIFICATIVA:  Perceber a evolução da sociedade com  a chegada do pensamento iluminista. 



ATIVIDADES 1
  O iluminismo também conhecido como ilustração, foi um movimento de crítica ao Antigo Regime. Os pensadores iluministas, intelectuais de diversas áreas do conhecimento, eram contrários  à influência política e cultural de igreja, aos privilégios da nobreza, à servidão no campo, aos monopólios comerciais e à censura.
  Segundo seus conhecimentos e estudos realizados sobre o iluminismo responda as seguintes perguntas:

a)      O que os pensadores iluminista defendiam?
b)      O que é uma sociedade estamental ?
c)       Cite alguns filósofos que colaboraram para o desenvolvimento do iluminismo?
d)      Explique a Educação laica.

ATIVIDADES 2
 

Na gravura, o filósofo iluminista Voltaire aparece sob raios de luz, que simbolizam, de forma metafórica, o iluminismo.

O termo “Iluminismo” originou-se da ideia de que, na idade Média, a Europa teria vivido um longo período de trevas, resultado do controle da Igreja sobre a cultura e a sociedade. Na visão dos iluministas, só a razão poderia direciona a história humana para o caminho da luz.
- Responda: Qual foi a contribuição de Voltaire para o Iluminismo ?





ATIVIDADES 3
Montesquieu afirmava que só o poder é capaz de frear o poder, o que o inspirou a elaborar sua teoria da separação dos poderes. No trecho a seguir, esse pensador iluminista explica como ocorre essa separação.

De que forma seria possível impedir a tirania?
 Existem três espécies de governo: o REPUBLICANO, o MONÁQUICO e o DESPÓTICO [...]. Suponho três definições, ou melhor, três fato: “o governo republicano é aquele no qual o povo em seu conjunto, ou apenas uma parte do povo, possui o poder soberano; o monárquico aquele que só um governa, mas através de leis fixas e estabelecidas; ao passo que, no despótico, um só, sem lei, sem regra, impõe tudo por força de sua vontade e de seus caprichos” [...]
 Para que não se possa abusar do poder, é preciso, que pela disposição das coisas, o poder limite o poder. [...]
 Existem em cada estado três tipos de poder: o poder legislativo, o poder executivo das coisas que dependem do direto das gentes e o poder executivo daqueles que dependem do direito civil.
 Com o primeiro, o príncipe ou o magistrado cia leis por um tempo ou para sempre e corrige ou anula aquelas que foram feitas. Com o segundo, ele faz a paz ou a guerra, envia ou recebe embaixadas, instaura a segurança, previne invasões.
Com o terceiro ele castiga os crimes, ou julga as querelas entre os particulares.[...]
Quando na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o poder legislativo está reunido ao poder executivo; não existe liberdade; porque se pode temer que o mesmo monarca ou mesmo senado crie leis tirânicas para executá-las tiranicamente.
Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for separado do poder legislativo e do executivo. Se estivesse unido ao poder legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário, pois o juiz seria legislador. Se estivesse unido ao poder executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes [... ]
Responda as questões após a leitura do texto
1.       No trecho produzido acima de que maneira Montesquieu critica a organização social e política da França no período? Como seria possível evitar os abusos de poder?
2.       Segundo Montesquieu, quantos tipos de poder deveriam existir nos Estados? Quais são eles? Que papéis cada um desempenha?
3.       Em que situação a liberdade do indivíduo é anulada pelo Estado? Justifique.









  










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