ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
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DISCIPLINA: História
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SÉRIE: 8º ano
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PROFESSOR: Jocélia
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CONTEÚDO: Pensamento
iluminista
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HORAS/AULA: 2
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PERÍODO: 29/04/2020
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DATA DE ENTREGA: 08/05/2020
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OBJETIVO DA AULA: identificar os principais aspectos conceituais
o iluminismo e do liberalismo e discutir a relação entre eles e a organização
do mundo contemporâneo.
JUSTIFICATIVA: Perceber a evolução da sociedade com a chegada do pensamento iluminista.
ATIVIDADES
1
O iluminismo
também conhecido como ilustração, foi um movimento de crítica ao Antigo Regime.
Os pensadores iluministas, intelectuais de diversas áreas do conhecimento, eram
contrários à influência política e
cultural de igreja, aos privilégios da nobreza, à servidão no campo, aos
monopólios comerciais e à censura.
Segundo seus
conhecimentos e estudos realizados sobre o iluminismo responda as seguintes
perguntas:
a) O
que os pensadores iluminista defendiam?
b) O
que é uma sociedade estamental ?
c) Cite
alguns filósofos que colaboraram para o desenvolvimento do iluminismo?
d) Explique
a Educação laica.
ATIVIDADES
2
Na gravura, o filósofo iluminista Voltaire aparece sob
raios de luz, que simbolizam, de forma metafórica, o iluminismo.
O termo “Iluminismo” originou-se da ideia de que, na
idade Média, a Europa teria vivido um longo período de trevas, resultado do
controle da Igreja sobre a cultura e a sociedade. Na visão dos iluministas, só
a razão poderia direciona a história humana para o caminho da luz.
- Responda: Qual foi a contribuição de Voltaire para o
Iluminismo ?
ATIVIDADES
3
Montesquieu
afirmava que só o poder é capaz de frear o poder, o que o inspirou a elaborar
sua teoria da separação dos poderes. No trecho a seguir, esse pensador
iluminista explica como ocorre essa separação.
De que forma seria
possível impedir a tirania?
Existem três espécies
de governo: o REPUBLICANO, o MONÁQUICO e o DESPÓTICO [...]. Suponho três definições,
ou melhor, três fato: “o governo republicano é aquele no qual o povo em seu
conjunto, ou apenas uma parte do povo, possui o poder soberano; o monárquico
aquele que só um governa, mas através de leis fixas e estabelecidas; ao passo
que, no despótico, um só, sem lei, sem regra, impõe tudo por força de sua
vontade e de seus caprichos” [...]
Para que não se possa
abusar do poder, é preciso, que pela disposição das coisas, o poder limite o
poder. [...]
Existem em cada
estado três tipos de poder: o poder legislativo, o poder executivo das coisas
que dependem do direto das gentes e o poder executivo daqueles que dependem do
direito civil.
Com o primeiro, o
príncipe ou o magistrado cia leis por um tempo ou para sempre e corrige ou
anula aquelas que foram feitas. Com o segundo, ele faz a paz ou a guerra, envia
ou recebe embaixadas, instaura a segurança, previne invasões.
Com o terceiro ele castiga os crimes, ou julga as querelas
entre os particulares.[...]
Quando na mesma pessoa ou no mesmo corpo de magistratura, o
poder legislativo está reunido ao poder executivo; não existe liberdade; porque
se pode temer que o mesmo monarca ou mesmo senado crie leis tirânicas para
executá-las tiranicamente.
Tampouco existe liberdade se o poder de julgar não for
separado do poder legislativo e do executivo. Se estivesse unido ao poder
legislativo, o poder sobre a vida e a liberdade dos cidadãos seria arbitrário,
pois o juiz seria legislador. Se estivesse unido ao poder executivo, o juiz
poderia ter a força de um opressor.
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou mesmo corpo dos
principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes [... ]
Responda as questões após a leitura do texto
1.
No trecho produzido acima de que maneira Montesquieu
critica a organização social e política da França no período? Como seria
possível evitar os abusos de poder?
2.
Segundo Montesquieu, quantos tipos de poder deveriam
existir nos Estados? Quais são eles? Que papéis cada um desempenha?
3.
Em que situação a liberdade do indivíduo é anulada
pelo Estado? Justifique.
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