ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Tecnologia e Informação
|
SÉRIE: 8º ano-EF
|
||
PROFESSOR: Ana Maria
|
|||
CONTEÚDO: Cultura Maker
|
HORAS/AULA: 02
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO:
11/05/2020
|
DATA DE ENTREGA: 22/05/2020
|
Objetivo : Promover uma aprendizagem significativa,implementar metodologias
e práticas de
ensino que estimulem os alunos tanto em termos cognitivos quanto
socioemocionais.
Justificativa
: Por utilizar metodologias ativas, a
cultura maker funciona
a partir da ação em prol da execução de uma determinada tarefa, tanto de forma
individual, quanto coletiva. Nesse sentido, o aluno é um dos principais agentes
do seu próprio aprendizado, estando diante de diversas possibilidades de agir,
tais como: criar, reelaborar, consertar, modificar, organizar etc.
Atividade 1-
Leitura - Cultura maker
Cultura maker
Já
se imaginou fazendo projetos irados que você mesmo inventou? Você até pode
pensar “acho que isso não é pra mim” ou “dá muito trabalho aprender a mexer com
isso”. Há algum tempo até que era realmente complicado para as pessoas mexerem
com alguma coisa de eletrônica. Mas,
felizmente, com avanços tecnológicos foi possível democratizar a tecnologia.
Com alguns poucos dispositivos, uma horinha (ou duas) e força de vontade, você
será apresentado ao mundo da eletrônica. Uma vez que você pega o jeito, as
possibilidades são infinitas!
Você
pode estar se perguntando “mas o que é essa história de Maker?” O movimento
maker representa a cultura conhecida como “faça
você mesmo” (DIY – do it yourself, em inglês). A proposta é
promover o estímulo de pessoas comuns para que explorem sua criatividade e
possam desenvolver soluções. A cultura maker se nutre da iniciativa de
construir, consertar, modificar ou fabricar suas próprias coisas. Os adeptos
deste movimento são conhecidos como makers ou fazedores.
Por
exemplo : vamos pensar nas
seguintes situações. Suponhamos que aqueles livros que comprou estão ali, todos
bagunçados, precisando de uma boa prateleira para serem colocados em ordem. O
que você faz? Vai ali na loja e compra ou decide fazer uma bem criativa, com
pallets e pintura?
Se sua resposta foi a segunda opção, está mais
adepto à cultura maker do que pensa!
O que a cultura maker tem
a ver com a educação?
Obviamente, tanta invenção
precisa ser associada ao conhecimento. Por isso, os laboratórios estão sendo
instalados em escolas de todo o Brasil.
Algo que valoriza a experimentação torna o aprendizado muito mais
significativo, além de desenvolver competências muito importantes, como a
criatividade, autonomia e empatia.
A cultura maker fez com que muitos ambientes educacionais substituam parte das aulas teóricas por produtos experimentais desenvolvidos em laboratórios. Assim, promovem a interdisciplinaridade, fazendo com que o aluno entenda tudo o que envolve um processo de criação. É a chamada educação mão na massa. E a cultura maker não está direcionada, apenas, a criações tecnológicas! Como no exemplo que citamos lá em cima, uma simples prateleira usando restos de caixotes são uma forma de “fazer você mesmo”. Mais exemplos? Plantar uma horta nos fundos da escola, pintar os muros com grafites ou montar estruturas com madeira e papelão.
A cultura maker fez com que muitos ambientes educacionais substituam parte das aulas teóricas por produtos experimentais desenvolvidos em laboratórios. Assim, promovem a interdisciplinaridade, fazendo com que o aluno entenda tudo o que envolve um processo de criação. É a chamada educação mão na massa. E a cultura maker não está direcionada, apenas, a criações tecnológicas! Como no exemplo que citamos lá em cima, uma simples prateleira usando restos de caixotes são uma forma de “fazer você mesmo”. Mais exemplos? Plantar uma horta nos fundos da escola, pintar os muros com grafites ou montar estruturas com madeira e papelão.
Viu como a cultura maker, de
fato, já é aplicada nas escolas? A verdade é que, com poucos recursos, é
possível inserir o aluno nesta filosofia, proporcionando maior grau de
aprendizado, entre muitos outros benefícios! Afinal, quem foi que disse que a
sala de aula precisa ser chata e improdutiva?
Atividade
2-
Além do texto ,
proponho o link da aula dada pela profª Débora Garofalo na TV Educação e do aplicativo Centro de Mídias SP )
sobre a Cultura Maker
Atividade 3-
Responda as questões:
1-
Você já tinha visto falar em Cultura Maker? Onde?
2-
Agora que você já leu o texto , escreva o que é Cultura Maker.
3-
A tecnologia tem relação com a Cultura Maker? Explique.
4-
A Cultura Maker tem relação com o empreededorismo?
Porque?
5-Qual a relação
da cultura maker com a sustentabilidade?
5-
O que a Cultura maker tem a ver com a Educação?
6-
Você já fez algo ou tentou fazer que possa dizer que
foi uma Cultura maker? Explique.
A tecnologia tem relação com a Cultura
Maker? Explique.
7-
8- Você já conhecia e já usufruiu alguma
vez dessa prática? Quais foram os seus resultados? Comente abaixo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário