sexta-feira, 3 de julho de 2020

Geografia- Profª Loren

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO

DISCIPLINA: Geografia
SÉRIE: 8º Ano

PROFESSOR: Loren Evelyn

CONTEÚDO:    AS POTÊNCIAS TRADICIONAIS E EMERGENTES NA ORDEM MUNDIAL DO PÓS-GUERRA
HORAS/AULA: 8
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 23/6
DATA DE ENTREGA: 7/7


OBJETIVO DA AULA: entendimento e análise da influência do imperialismo norte- -americano; investigação dos elementos da cultura estadunidense presentes em nosso dia a dia
JUSTIFICATIVA: As atividades propostas neste roteiro contemplam reflexões sobre: os produtos estadunidenses consumidos no mundo, em especial, pelos brasileiros;


Atividade 2 – Após a leitura, copie e responda as questões a seguir:

a)    Por que o jeans foi inventado?
b)    Como esse tecido ficou conhecido e de que forma ele foi popularizado?
c)    Por que a calça jeans é considerada versátil?

Atividade 3 – Atividade de pesquisa! Com intuito de favorecer o entendimento e a análise da influência do imperialismo norte- -americano, o(a) convidamos para investigar os elementos da cultura estadunidense presentes em nosso dia a dia. Para isso, observe os produtos originários desse país consumidos pelo(a)s brasileiro(a)s e, em seguida, dê exemplos para cada um dos itens sugeridos no quadro (pág. 23): 

      maior em escala global. Um bom exemplo são os canais televisivos. Uma vez que as redes de televisão do país têm transmissões para o mundo inteiro, conceitos, valores e manifestações culturais ganham mais notoriedade.
     Marcas criadas nos EUA como Coca-Cola, McDonald's, entre outras, aparecem tanto nas propagandas que tornam estes produtos parte do nosso cotidiano. Além disso, os EUA contam com uma das mais poderosas indústrias cinematográficas do planeta, expondo seu modo de vida e ideologia por todo o globo. A maior influência da cultura americana começa com os jovens, que veem no modo de viver americano (american way of life) uma proposta de vida excitante. Desta forma, são os mais receptivos a modas, artes, entre outras características da americanização. Entretanto, pessoas com certa idade podem apresentar mais filtros em relação a este processo, sendo menos influenciáveis e valorizando uma cultura adquirida antes do boom americano dos anos 50, quando, após a Segunda Guerra Mundial, os EUA fizeram forte campanha midiática de sua cultura para ofuscar aos ideais da URSS no ocidente.
     O componente considerado o mais importante do processo de americanização é a divulgação maciça através da mídia, o que inclui música, filmes e programas de TV. Praticamente todos os canais norteamericanos possuem sucursais em outras nações e praticamente não alteram a programação, continuando a produzir a mesma grade transmitida nos EUA com pequenas modificações. Um bom exemplo desta influência são os seriados e filmes que tem grande audiência em países estrangeiros. O sucesso de programas como The Walking Dead, Simpsons, Desperate Housewives e Breaking Bad, além de filmes como Avatar, E o Vento Levou e Titanic, são ícones da boa aceitação da cultura americana em outras nações. Com origem americana, os artistas mais conhecidos no mundo são Michael Jackson e Elvis Presley, respectivamente, os reis do pop e do rock, com vendas de discos na casa dos milhões.

Fontes:TOTA, Pedro Antonio. O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da segunda guerra, São Paulo: Cia das Letras, 2000
Questões:
a)  O que significa o termo americanização?
b)  Quais são as principais marcas estadunidenses consumidas em todo o mundo?
c)  De que forma os Estados Unidos disseminou sua cultura pelo mundo?




Nenhum comentário:

Postar um comentário