terça-feira, 14 de julho de 2020

Projeto de Vida - Profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Projeto de Vida
                      
SÉRIE  8º ano - EF
PROFESSORA: Ana Maria 
CONTEÚDO:    O que eu e minha família podemos fazer pela minha comunidade
HORAS/AULA:  04
AULAS :  01/07/, 03/07/, 08/07 e  10/07/20
Material necessário: Diário de Práticas e Vivências
DATA DE ENTREGA: 14/07/20

Objetivo da aula: (Assertividade , imaginação criativa, empatia e responsabilidade).Criar expectativas e identificar possibilidades em relação aquilo que sua comunidade pode oferecer quando participa "da vidada escola.
Expressar e argumentar a favor da importância da participação dos alunos na comunidade e no envolvimento com as iniciativas voltadas para resolver problemas que afetam as pessoas no local em que vivem.
Nº aulas
Dia        da      aula
                         O QUE É PRA FAZER?
Apostila do aluno 2º bim


0 1







0 1

 0 1

0 1


01/07/20- 
Quart-feira




03/07/20-  
Sext- feira
08/07/20-  Quart-feira
10/07/20
Sext-feira


Obs: Os conteúdos que serão estudados estão todos na apostila do aluno .Porém as atividades que estão orientadas para realizar em grupo, adaptei -as para que no momento realize com a sua família em sua casa. 

Após a leitura A COMUNIDADE NA ESCOLA,organize-se em casa  e converse com a sua família  a respeito da comunidade na qual a sua escola está inserida e elabore  uma lista das coisas que gostaria que sua comunidade tivesse ou uma lista de serviços que ajudariam no dia a dia das pessoas. Depois, compartilhe essa lista com a professora pelo whats, ouvindo-a, também.


Você vai criar junto com sua família uma campanha publicitária para colaborar com o meio ambiente da sua comunidade


Faça a atividade pensando junto com sua família- “Minhas maneiras de agir na comunidade”


Reciclar o lixo da sua  casa para construirmos uma sociedade mais consciente.









Página 74





Página 74



Página  75



Página 75

 Errata: No Caderno do Estudante, onde se lê <Atividade>,leia-se Situação de Aprendizagem e, onde se lê <Situação de Aprendizagem>, leia-se Atividade.

 Aula : 01/07/20- Quarta – feira


A COMUNIDADE NA ESCOLA
Afinal, o que e uma comunidade? Múltiplos fatores constituem o conceito de comunidade e permeiam as áreas de conhecimento.
Vale salientar que o sentido de comunidade infere em pensar naquilo que e comum. Assim sendo, elencamos alguns conceitos para que os estudantes se apropriem de seu sentido.

O contexto geográfico e uma primeira idéia, ou seja, e um lugar comum onde moramos.
Outra idéia de comunidade e como grupo de pessoas que se organizam de acordo com um conjunto de regras de convivência social. A  convivência e a maneira como ela se constitui caracterizam os grupos sociais. Nesse sentido, a comunidade e produzida historicamente e articulada por fatores sociais, econômicos e culturais, os quais possibilitam as pessoas viverem juntas. Cada comunidade, porem, tem suas particularidades e definições sobre o que e viver junto. Comunidade e a forma de estabelecer as relações de troca necessárias para o ser humano. A definição sobre o que e privado e o que e publico, o que e individual e o que e coletivo, depende de valores e praticas próprios de cada comunidade. Comunidade geralmente e um grupo formado por familiares, amigos e vizinhos que tem uma proximidade uns com os outros, que fazem prevalecer ou transformam valores, hábitos e costumes, para responder as demandas históricas, econômicas, culturais e sociais.
A comunidade adquire uma vida que transcende a soma das vidas de todos os seus membros. E uma entidade cultural. E um sistema composto de aspectos que são aprendidos e transformados e que não são transmitidos pelos genes. Todos os elementos sociais e culturais de uma comunidade, desde sua tecnologia ate as diferentes crenças e formas de organização do lazer ao trabalho , são transmitidos e armazenados por meio de símbolos. Finalizando, comunidade não e uma mera coleção de indivíduos nem um grupo de casas. E um conjunto em constante mudança de formas de relacionamento, incluindo atitudes  e comportamentos de seus membros. A comunidade e afetada por seus membros, assim como seus membros são afetados por ela.
Portanto, para a construção do Projeto de Vida, e essencial que você  conheça a comunidade onde vive e como ela pode contribuir para sua trajetória. 
ATIVIDADE 1: 
EU GOSTARIA QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE...
Organize-se em casa  e converse com a sua família a respeito da comunidade na qual a sua escola está inserida, bem como em tudo o que ela oferece (comércios, serviços privados ou públicos, bancos, padarias, lojas, posto de saúde, posto policial, correios etc). No seu Diário de Práticas e Vivências, elabore uma lista das coisas que gostaria que sua comunidade tivesse ou uma lista de serviços que ajudariam no dia a dia das pessoas. Depois, compartilhe essa lista com a professora pelo whats, ouvindo-a, também.

Aula -03/07/20-  Sexta - feira
ATUANDO NA COMUNIDADE (CAMPANHA PUBLICITÁRIA)

Obs : Essa atividade vai revelar o seu poder de iniciativa nas questões sociais para que, assim, as pessoas se mobilizem e possam cuidar mais e melhor do meio em que vivem.
Nesta atividade, você e sua família irão confeccionar um cartaz ( pode ser em folha sulfite) para apontar os serviços da sua comunidade que estão defasados e outros que deveriam existir quando o assunto é meio ambiente. Pensando nisso, é hora de elaborar uma campanha publicitária para chamar a atenção sobre as condições ambientais do seu bairro e a necessidade de melhorá-las, bem como de implementar algumas ações de cuidado ao meio ambiente. Se for conveniente, você e a sua família confeccione folhetos com textos e imagens com o mesmo tema para distribuir aos moradores de seu bairro , com as devidas precauções devido ao Coronavirus . Obs:  uma outra opção! Você pode gravar um vídeo de apenas 1 minuto com a ajuda de sua família e me mandar.
Aula : 08/07/20- Quarta – feira -     MINHAS MANEIRAS DE AGIR NA COMUNIDADE
Por certo, você já percebeu, especialmente a partir da última atividade, que nas ruas do seu bairro, no entorno da sua escola e na sua cidade, de modo geral, há um problema que muito nos incomoda: o lixo. Se o lixo não for reciclado, toneladas de materiais entrarão em processo de decomposição, dando origem a muitos problemas, como diversos tipos de doenças. Por isso, é preciso pensar nessa questão com carinho e cuidado para que esse problema não aumente! 
O que você e sua família pensam sobre este assunto? Escreva o que vocês pensaram.

Aula : 10/07/20- sexta feira

QUE BEM POSSO FAZER HOJE PARA O MEIO AMBIENTE?
Obs: Faça anotações e considerações  em seu  Diário de Praticas e Vivencias.
Junto com a sua família  reflitam um pouco sobre a questão do bem que podem fazer para o meio ambiente. Procure saber mais sobre a coleta seletiva do lixo e busque maneiras de contribuir para uma mudança de hábitos na sociedade.
Sugestão: Começar a reciclar o lixo de casa para construirmos uma sociedade mais consciente. Caso sua família já  tiverem por habito esta pratica, reforçar a idéia é incentivar aqueles que ainda não tem o hábito de reciclar. Essa é uma maneira de desenvolver a competência  e responsabilidade de cada um, permitindo a reflexão sobre suas ações  no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário