ESCOLA: E. E. PROF
JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Projeto
de Vida
|
SÉRIE 8º ano - EF
|
||
PROFESSORA: Ana Maria
|
|||
CONTEÚDO: O que
eu e minha família podemos fazer pela minha comunidade
|
HORAS/AULA: 04
|
||
AULAS : 01/07/, 03/07/, 08/07 e 10/07/20
Material necessário: Diário de Práticas e Vivências
|
DATA DE ENTREGA: 14/07/20
|
||
Objetivo da aula: (Assertividade , imaginação
criativa, empatia e responsabilidade).Criar expectativas e identificar
possibilidades em relação aquilo que sua comunidade pode oferecer quando
participa "da vida”da escola.
Expressar e argumentar a favor da importância da participação
dos alunos na comunidade e no envolvimento com as iniciativas voltadas para
resolver problemas que afetam as pessoas no local em que vivem.
Nº
aulas
|
Dia da aula
|
O QUE É PRA FAZER?
|
Apostila do aluno 2º bim
|
0 1
0 1
0 1
0 1
|
01/07/20-
Quart-feira
03/07/20-
Sext- feira
08/07/20- Quart-feira
10/07/20
Sext-feira
|
Obs: Os
conteúdos que serão estudados estão todos na apostila do aluno .Porém as
atividades que estão orientadas para realizar em grupo, adaptei -as para que
no momento realize com a sua família em sua casa.
Após a leitura A COMUNIDADE NA ESCOLA,organize-se em casa e converse com a sua família a respeito da comunidade na qual a sua
escola está inserida e elabore uma
lista das coisas que gostaria que sua comunidade tivesse ou uma lista de
serviços que ajudariam no dia a dia das pessoas. Depois, compartilhe essa
lista com a professora pelo whats, ouvindo-a, também.
Você vai
criar junto com sua família uma campanha publicitária para colaborar com o
meio ambiente da sua comunidade
Faça a
atividade pensando junto com sua família- “Minhas maneiras de agir na
comunidade”
Reciclar o lixo da sua
casa para construirmos uma sociedade mais consciente.
|
Página 74
Página 74
Página 75
Página 75
|
Errata: No
Caderno do Estudante, onde se lê <Atividade>,leia-se Situação de
Aprendizagem e, onde se lê <Situação de Aprendizagem>, leia-se Atividade.
Aula :
01/07/20- Quarta – feira
A COMUNIDADE NA ESCOLA
Afinal, o que e uma comunidade?
Múltiplos fatores constituem o conceito de comunidade e permeiam as áreas de
conhecimento.
Vale salientar que o sentido de
comunidade infere em pensar naquilo que e comum. Assim sendo, elencamos alguns
conceitos para que os estudantes se apropriem de seu sentido.
O contexto geográfico e uma
primeira idéia, ou seja, e um lugar comum onde moramos.
Outra idéia de comunidade e como grupo de pessoas que se
organizam de acordo com um conjunto de regras de convivência social. A convivência e a maneira como ela se constitui
caracterizam os grupos sociais. Nesse sentido, a comunidade e produzida
historicamente e articulada por fatores sociais, econômicos e culturais, os
quais possibilitam as pessoas viverem juntas. Cada comunidade, porem, tem suas
particularidades e definições sobre o que e viver junto. Comunidade e a forma
de estabelecer as relações de troca necessárias para o ser humano. A definição
sobre o que e privado e o que e publico, o que e individual e o que e coletivo,
depende de valores e praticas próprios de cada comunidade. Comunidade
geralmente e um grupo formado por familiares, amigos e vizinhos que tem uma
proximidade uns com os outros, que fazem prevalecer ou transformam valores,
hábitos e costumes, para responder as demandas históricas, econômicas, culturais
e sociais.
A comunidade adquire uma vida que transcende a soma das vidas
de todos os seus membros. E uma entidade cultural. E um sistema composto de
aspectos que são aprendidos e transformados e que não são transmitidos pelos
genes. Todos os elementos sociais e culturais de uma comunidade, desde sua
tecnologia ate as diferentes crenças e formas de organização – do
lazer ao trabalho –, são transmitidos e armazenados por meio de símbolos.
Finalizando, comunidade não e uma mera coleção de indivíduos nem um grupo de
casas. E um conjunto em constante mudança de formas de relacionamento,
incluindo atitudes e comportamentos de
seus membros. A comunidade e afetada por seus membros, assim como seus membros
são afetados por ela.
Portanto, para a construção do Projeto de Vida, e
essencial que você conheça a comunidade
onde vive e como ela pode contribuir para sua trajetória.
ATIVIDADE 1:
EU GOSTARIA
QUE MINHA COMUNIDADE TIVESSE...
Organize-se em casa e converse com a sua família a respeito da
comunidade na qual a sua escola está inserida, bem como em tudo o que ela
oferece (comércios, serviços privados ou públicos, bancos, padarias, lojas,
posto de saúde, posto policial, correios etc). No seu Diário de Práticas e
Vivências, elabore uma lista das coisas que gostaria que sua comunidade tivesse
ou uma lista de serviços que ajudariam no dia a dia das pessoas. Depois,
compartilhe essa lista com a professora pelo whats, ouvindo-a, também.
Aula -03/07/20- Sexta -
feira
ATUANDO NA COMUNIDADE (CAMPANHA PUBLICITÁRIA)
Obs : Essa
atividade vai revelar o seu poder de iniciativa nas questões sociais para que,
assim, as pessoas se mobilizem e possam cuidar mais e melhor do meio em que
vivem.
Nesta atividade, você e sua família irão
confeccionar um cartaz ( pode ser em folha sulfite) para apontar os serviços da
sua comunidade que estão defasados e outros que deveriam existir quando o
assunto é meio ambiente. Pensando nisso, é hora de elaborar uma campanha
publicitária para chamar a atenção sobre as condições ambientais do seu bairro
e a necessidade de melhorá-las, bem como de implementar algumas ações de
cuidado ao meio ambiente. Se for conveniente, você e a sua família confeccione
folhetos com textos e imagens com o mesmo tema para distribuir aos moradores de
seu bairro , com as devidas precauções devido ao Coronavirus . Obs: uma outra opção! Você pode gravar um vídeo de
apenas 1 minuto com a ajuda de sua família e me mandar.
Aula : 08/07/20- Quarta – feira - MINHAS MANEIRAS DE AGIR NA COMUNIDADE
Por certo, você já percebeu, especialmente a partir da última
atividade, que nas ruas do seu bairro, no entorno da sua escola e na sua
cidade, de modo geral, há um problema que muito nos incomoda: o lixo. Se o lixo
não for reciclado, toneladas de materiais entrarão em processo de decomposição,
dando origem a muitos problemas, como diversos tipos de doenças. Por isso, é
preciso pensar nessa questão com carinho e cuidado para que esse problema não
aumente!
O que você e sua família pensam sobre este assunto?
Escreva o que vocês pensaram.
Aula : 10/07/20- sexta feira
QUE BEM POSSO FAZER HOJE
PARA O MEIO AMBIENTE?
Obs: Faça
anotações e considerações em seu Diário de Praticas e Vivencias.
Junto com a sua família reflitam um pouco sobre a questão do bem que
podem fazer para o meio ambiente. Procure saber mais sobre a coleta seletiva do
lixo e busque maneiras de contribuir para uma mudança de hábitos na sociedade.
Sugestão:
Começar a reciclar o lixo de casa para construirmos uma sociedade mais
consciente. Caso sua família já tiverem
por habito esta pratica, reforçar a idéia é incentivar aqueles que ainda não
tem o hábito de reciclar. Essa é uma maneira de desenvolver a competência e responsabilidade de cada um, permitindo a
reflexão sobre suas ações no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário