terça-feira, 14 de julho de 2020

História- Profª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 8º ano.
PROFESSOR: Jocélia
CONTEÚDO:  Os processos de independências na América.
HORAS/AULA: 8
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 07/07/2020
DATA DE ENTREGA: 21/07/2020


OBJETIVO DA AULA:
Caracterizar a organização política no Brasil, desde a chegada da Corte portuguesa em 1808 até 1822, e seus desdobramentos para a história política brasileira.
Refletir sobre as relações sociais e políticas a partir do processo da transferência da Corte da Família Real portuguesa para o Brasil, também conhecido como Joanino (1808 - 1821).



Esse roteiro esta contemplando as aulas de centro de mídias  e o livro didático do 8 ano.
ATIVIDADE 1- VÍDEO AULA: 17/06/2020 e 24/06/2020.
Responda as Questões.
1- Contexto histórico Brasil Colonial influenciou a forma como os indígenas e negros vivem Atualmente? Justifique sua resposta.
2- O que fala no art. 5º, inciso XI, da Constituição federal ?
3-Que é criado no Brasil com a Chegada de Dom João?
ATIVIDADE 2 – Livro didático – pág.114
A Vinda da Família Real
- Fazer a leitura da pintura.
A) Que local é representado na obra de arte?
b) Por que essas pessoas estão reunidas?
c) Quem o personagem principal da imagem?
ATIVIDADE 3 – Caderno do aluno pág. 48.

1-    Leitura da carta Régia de 28 de Janeiro de 1808 e a Carta de lei de 16 de dezembro de 1815.
A partir da análise das duas Cartas Régia, Identifique e descreva quais foram ás mudanças causadas pelas duas cartas Régias.
ATIVIDADE 4- LIVRO Didáticos- pág.115 e 116.
Leia o texto e responde as questões.
- Em que dia, mês e ano que a corte Real chegou ao Brasil? Qual a cidade que recebeu a Corte?
- Qual foi atitude de D. João logo que chegou ao Brasil?
 -  O que aconteceu no dia 08 de março de 1808? Explique.
ATIVIDADE 5 – Livro didático- pág 118.
Leitura do texto sobre a revolução Pernambucana de 1817.
Após a leitura do texto, use a sua criatividade para construir uma história em quadrinhos, contando a revolução pernambucana.
ATIVIDADE 6
Pesquisar: Quais foram os grupos políticos no processo da Independência? Qual papel que eles desenvolviam?
ATIVIDADE 7- Livro Didático – pág. 121.
Ler a pintura – O Grito do Ipiranga.
 Após a analise da imagem e leitura do texto, responda as questões: 1,2,3 e 4.
ATENÇÃO: Estimados alunos realizem as atividades com muita atenção e perceba as influências que temos até hoje desse período histórico. Qualquer dúvida estou a disposição.
Bom estudo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário