sexta-feira, 3 de julho de 2020

História- Profª Jocelia

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: História
SÉRIE: 8ªano
PROFESSOR: Jocélia.
CONTEÚDO: Brasil: A Colônia que virou Reino.
HORAS/AULA:
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 23/05/2020
DATA DE ENTREGA: 07/07/2020


OBJETIVO DA AULA: Refletir sobre as relações sociais e políticas a partir do processo da transferência da corte e da família Real portuguesa para o Brasil, também conhecido como Período Joanino (1808 – 1821).
Atividade do segundo Bimestre
As atividades desse roteiro esta relacionadas às aulas do centro de Mídias e no caderno do aluno.
ATIVIDADE - VÍDEO AULA 17/0/2020 e VIDEO AULA 24/06/2020.
ASSUNTOS TRATADOS NAS VÌDEOS AULAS:
- A chegada da família Real no Brasil;
- Os motivos desta viagem;
- Napoleão Bonaparte e os bloqueios continentais;
- As classes sociais no Brasil Colonial;
- Indígenas;
- Negros;
- Corte.

 (CADERNO DO ALUNO 2º BIMESTRE) Brasil: A Colônia que virou Reino.
ATIVIDADE 01 – Pág. 43
1.1  – Observe a imagem e responda às questões.
Responder letras: A,B e C.
ATIVIDADE 02 – Pág.43,44 e 45.
2.1 – Ler e observar as fontes e responder os questionamentos.
Responder as letras: A,B e C.
2.2 – Observar as imagens das fontes 3,4,5 no quadro a seguir, que contém três figuras que representam grupos sociais do Brasil colonial e responder as questões; pág.44 e 45.
Responder: letra – A e B.
ATIVIDADE 03 – Pág,46.
3.1- Analisar  o documento.
- Qual era a condição dos povos indígenas,durante o período colonial e império?
- Carta Régia de 13 de maio de 1808.
a) Escrever em seu caderno como era o tratamento aos povos indígenas.
b) Pesquisar sobre a exploração dos povos indígenas nesse período e elabore uma reportagem sobre esta temática em seu caderno.
ATIVIDADE 04 - Pág.47.e 48.
4.1- Leia o texto, analise a imagem e a fonte para responder o que se pede em seu caderno.
4.2 -  Leia ao decretos a seguir para responder aos questionamentos em seu caderno.
ATIVIDADE 05 – Pág.49 e 50.
5.1 – A imagem é uma representação das principais manchetes de Jornais durante o Período Joanino no Brasil.
Observe  a figura e responda o que se pede em seu caderno.
a)    Faça uma pesquisa sobre as manchetes apresentadas na imagem1.
b)     Escolha  uma das notícias e liste as principais consequências para sociedade da época, preenchendo o quadro.
c)    Utilizando as informações da tabela, crie um podcast, simulando a veiculação da noticia na época.

Atenção: Estimados alunos as atividades desse roteiro deve respondido no caderno do aluno e no caderno. Após responder enviar uma foto no  wattssap  no PV.
 Bom Estudo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário