ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: História
|
SÉRIE: 8ªano
|
||
PROFESSOR: Jocélia.
|
|||
CONTEÚDO: Brasil: A
Colônia que virou Reino.
|
HORAS/AULA:
|
||
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 23/05/2020
|
DATA DE ENTREGA: 07/07/2020
|
OBJETIVO DA AULA: Refletir
sobre as relações sociais e políticas a partir do processo da transferência da
corte e da família Real portuguesa para o Brasil, também conhecido como Período
Joanino (1808 – 1821).
Atividade do
segundo Bimestre
As atividades
desse roteiro esta relacionadas às aulas do centro de Mídias e no caderno do
aluno.
ATIVIDADE - VÍDEO AULA 17/0/2020 e VIDEO
AULA 24/06/2020.
ASSUNTOS TRATADOS NAS VÌDEOS AULAS:
- A chegada da família Real no Brasil;
- Os motivos desta viagem;
- Napoleão Bonaparte e os bloqueios
continentais;
- As classes sociais no Brasil Colonial;
- Indígenas;
- Negros;
- Corte.
(CADERNO DO ALUNO 2º BIMESTRE) Brasil: A
Colônia que virou Reino.
ATIVIDADE 01 – Pág. 43
1.1 – Observe a imagem e responda às
questões.
Responder
letras: A,B e C.
ATIVIDADE 02 – Pág.43,44 e 45.
2.1 – Ler e
observar as fontes e responder os questionamentos.
Responder as
letras: A,B e C.
2.2 – Observar
as imagens das fontes 3,4,5 no quadro a seguir, que contém três figuras que
representam grupos sociais do Brasil colonial e responder as questões; pág.44 e
45.
Responder:
letra – A e B.
ATIVIDADE 03 – Pág,46.
3.1-
Analisar o documento.
- Qual era a
condição dos povos indígenas,durante o período colonial e império?
- Carta Régia
de 13 de maio de 1808.
a) Escrever em seu
caderno como era o tratamento aos povos indígenas.
b) Pesquisar
sobre a exploração dos povos indígenas nesse período e elabore uma reportagem
sobre esta temática em seu caderno.
ATIVIDADE 04 - Pág.47.e 48.
4.1- Leia o
texto, analise a imagem e a fonte para responder o que se pede em seu caderno.
4.2 - Leia ao decretos a seguir para responder aos
questionamentos em seu caderno.
ATIVIDADE 05 – Pág.49 e 50.
5.1 – A imagem
é uma representação das principais manchetes de Jornais durante o Período
Joanino no Brasil.
Observe a figura e responda o que se pede em seu
caderno.
a)
Faça
uma pesquisa sobre as manchetes apresentadas na imagem1.
b)
Escolha
uma das notícias e liste as principais consequências para sociedade da
época, preenchendo o quadro.
c)
Utilizando
as informações da tabela, crie um podcast, simulando a veiculação da noticia na
época.
Atenção: Estimados alunos as atividades
desse roteiro deve respondido no caderno do aluno e no caderno. Após responder
enviar uma foto no wattssap no PV.
Bom Estudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário