sexta-feira, 3 de julho de 2020

MatemáticA - PROFª Ana Maria


ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Matemática
SÉRIE  8º ano- EF
PROFESSORA: Ana Maria 
CONTEÚDO:      Sequências recursivas e não recursivas.
HORAS/AULA:  12
AULAS : 16/06,17/06,19/06, 23/06, 24/06, e  26/06
DATA DE ENTREGA: 30/06/20

Objetivo:- Identificar a regularidade de uma sequência numérica ou figural recursiva e não recursiva e construir um algoritmo por meio de um fluxograma, que permita indicar os números ou as figuras seguintes.

O QUE É PRA FAZER?
Apostila do aluno - 2º bim e
Vídeos

Vídeos explicativos:

-                      Aqui,  dois vídeos  que explicam o conteúdo todo  sobre  Sequências recursivas e não recursivas que será estudado nas 12 aulas de matemática. Obs : assista aos  vídeos  com sua apostila aberta para seguir as explicações  e depois resolva os exercícios das páginas 65, 66 e 67 e as questões propostas abaixo.


Retomada:
-                      Atenção! Se você não entendeu muito bem  a explicação aos vídeos acima  e não conseguiu responder  as questões proposta que está na sua apostila e as propostas abaixo, assista ao  3º vídeo que explica de maneira bem simples sobre as sequências recursiva e não recursiva .


Retomada:

-                      (  Fluxograma: o que é fluxograma? Como funciona?

Você assistiu ao 3º vídeo  mostrando os procedimentos para encontrar as figuras da seqüência  apresentada em na atividade 2.2. Página 66.   Agora vamos entender  melhor o que é  um fluxograma, assistindo mais estes dois vídeos para responder as questões  da apostila e propostas abaixo:



  




























                 









Atenção! 
É de suma importância responder todas  as questões das páginas 65, 66 e 67 da sua apostila  

Se houver dúvidas, por  favor me chame no whats que estarei a disposição .

Além  do estudo e resolução dos exercícios  na  apostila,   páginas 65, 66 e 67.

leia com atenção  as explicações abaixo e resolva os exercícios :



As seqüência não recursivas são aquelas que não dependem de termos anteriores para determinarmos o próximo termo, pode-se determinar o valor de um elemento da seqüência apenas pela sua posição.
Por exemplo, na seqüência (7,14,21,28...) não é necessário saber o último termo para determinar o seguinte. Observando atentamente, essa seqüência é formada pelos múltiplos de 7.
Já no caso da seqüência  (2,3,5,7,11...) olhando atentamente, percebe-se que ela é formada pelos números primos.

EXERCÍCIO 1  

    
1-      O que quer dizer Seqüência  não recursiva?

2-      Complete as seqüências a seguir:
      Seqüência  dos múltiplos de 8.
              8,16,24,       

Exercicio 2- 

Seqüência  dos números pares.

                       ...... , ..... , 12, 14...
              
Algoritmos e fluxogramas.
 Um algoritmo é geralmente descrito como uma receita, ou um conjunto de regras ou instruções passo-a-passo, para executar uma dada tarefa ou alcançar uma solução para um problema específico. Um fluxograma é um método de representação gráfico de um algoritmo.

Na página 66 da sua apostila tem um exemplo de fluxograma
Exemplos de fluxogramas:


Outros exemplos





1-      Escreva o que você entendeu por  fluxograma.



2-      Escreva o que você entendeu por  Algoritmo.






Faça no seu caderno:
Agora, use  sua criatividade!  Monte os fluxogramas  contendo seus processos , contendo começo  e  fim .





Nenhum comentário:

Postar um comentário