ESCOLA:
E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Língua
Portuguesa
|
SÉRIE:8º ano
|
||
PROFESSOR: Zilda
Maria Moraes Bueno
|
|||
CONTEÚDO: Artigo
científico, recursos morfossintáticos, variação linguística, intepretação de
textos.
|
HORAS/AULA: 12
|
||
PERÍODO: DATA DE
ENVIO: 24/06/2020
|
DATA DE ENTREGA: 10/07/2020
|
||
OBJETIVO DA AULA:
Aprofundar o conhecimento das características do gênero textual Artigo
Cientifico.
Realizar análise interpretativa de um artigo de divulgação
científica, compreender a importância da seleção
dos léxicos e os efeitos de sentidos na
elaboração de um Artigo de Divulgação Científica.
Reconhecer formas de apropriação textual em um texto.
Inferir informações implícitas e explícitas em um texto.
Nº aula s
|
Nº
|
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
|
PÁGINAS DA APOSTILA
|
2
2
2
|
23/06/2020
25/06/2020
26/06/2020
|
Referente as aulas do centro
de mídias (12/06 à 19/06) fazer a leitura dos textos e responder as questões.
Realizar as atividades Variações regionais ou geográficas.
Recursos
morfossintáticos- Pronomes Relativos. Fazer a leitura e as atividades.
|
SP faz escola, (pág.
24 á 26)
Aprender Sempre, (pág.7 á11).
Aprender Sempre (pág.11 á15).
|
02
02
02
|
30/02/2020
02/07/2020
03/07/2020
|
Recursos
morfossintáticos – conjunções. Responder a atividade 1
Análise e
interpretação de textos- Informações implícitas e explícitas. Atividade
2
Análise e interpretação tiras em quadrinhos. Formas de
apropriação textual Atividade 3
|
|
Conjunções são palavras que atuam como elementos de ligação entre termos
semelhantes de uma oração ou entre duas orações.
Atividade 1
ATIVIDADE
2 Interpretação de texto, informações
implícitas e explícitas.
Leia
e responda o texto abaixo, copie as perguntas em seu caderno.
1-Ao
encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o
homem
a) colocou-o
dentro de um pote de água.
b) escondeu-o
para que ninguém o matasse.
c) pingou
água sobre sua cabeça.
d) procurou
por outros insetos no escritório.
e) não
lhe deu muita importância.
2-O homem
interessou-se pelo inseto porque
a)
decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava
no jornal.
b)
estranhou a presença de um inseto do mato em plena
cidade.
c)
percebeu que ele estava fraco e doente por falta de
água.
d)
resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento
do seu corpo.
e)
era um inseto perigoso e contagioso. 3-A mudança na rotina do homem deu-se
a) à
chegada do inseto na redação do jornal.
b) ao
intenso calor daquela tarde de verão.
c) à
monotonia do trabalho no escritório.
d) à
transferência de local onde estava o inseto.
e) devido
ao cansaço do dia.
4-Em
“Não faça isso com o coitado!”, a palavra sublinhada sugere sentimento de
a) maldade
b) crueldade
c) desprezo
d) esperança
e) afeição
5-A
presença do inseto na redação do jornal provocou
no homem
a) curiosidade
científica.
b) sensação
de medo.
c) medo
de pegar uma doença.
d) lembranças
da infância.
e) preocupação
com o próximo.
6-Com
base na leitura do texto pode-se concluir que a questão central é
a) a
presença inesperada de um inseto do mato na cidade.
b) a
saudade dos amigos de infância
c) a
vida pacifica da grande cidade.
d) a
preocupação com a proteção aos animais.
e) o
cuidado que se deve ter com todos os insetos.
ATIVIDADE
3 Análise e interpretação de tiras em quadrinhos
Leia
as tiras abaixo e responda
1ª) No último quadrinho, o uso das
letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou a) triste
b) preocupada.
c) alegre.
d) indignada.
2ª) A
expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou a) com raiva.
b)
triste.
c)
confuso.
d)
alegre.
3ª) A
finalidade da tirinha acima é a) promover
reflexão.
b)
gerar dúvida no leitor.
c)
mostrar como se planta uma árvore.
d)
causar humor.
1ª) Com relação ao gênero e a sua
estruturação, responda: a) Qual é
o gênero textual?
2ª) Os pedidos de Calvin no primeiro e no
segundo quadrinho se direcionavam, provavelmente, a quem?
3ª) O que sugere as formas dos balões no
primeiro e segundo quadrinhos?
4ª) As palavras “deixe”, “faça”,
“venha” expressam ideia
de quê?
a) Desejo.
b) Ordem
c) Incerteza.
d) Certeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário