sexta-feira, 3 de julho de 2020

Língua Portuguesa- Profª Zilda

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Língua Portuguesa 
SÉRIE:8º ano 
PROFESSOR: Zilda Maria Moraes Bueno 
CONTEÚDO: Artigo científico, recursos morfossintáticos, variação linguística, intepretação de textos. 
HORAS/AULA: 12
PERÍODO: DATA DE ENVIO: 24/06/2020
DATA DE ENTREGA: 10/07/2020

OBJETIVO DA AULA: Aprofundar o conhecimento das características do gênero textual Artigo Cientifico.
Realizar análise interpretativa de um artigo de divulgação científica, compreender a importância da seleção dos léxicos e os efeitos de sentidos na elaboração de um Artigo de Divulgação Científica.
Reconhecer formas de apropriação textual em um texto.
Inferir informações implícitas e explícitas em um texto.


Nº aula s
ATIVIDADE 1: O QUE É PRA FAZER?
PÁGINAS DA APOSTILA
2


2


2
23/06/2020


25/06/2020

26/06/2020
Referente as aulas do centro de mídias (12/06 à 19/06) fazer a leitura dos textos e responder as questões.

Realizar as atividades Variações regionais ou geográficas.

Recursos morfossintáticos- Pronomes Relativos. Fazer a leitura e as atividades. 
 SP faz escola, (pág.
24 á 26)

Aprender Sempre, (pág.7 á11).

Aprender Sempre (pág.11 á15).

02



02


02


30/02/2020


02/07/2020


03/07/2020
Recursos morfossintáticos – conjunções. Responder a atividade 1
 
Análise e interpretação de textos- Informações implícitas e explícitas.  Atividade 2

Análise e interpretação tiras em quadrinhos. Formas de apropriação textual Atividade 3



Conjunções são palavras que atuam como elementos de ligação entre termos semelhantes de uma oração ou entre duas orações.


Atividade 1 



ATIVIDADE 2  Interpretação de texto, informações implícitas e explícitas.
Leia e responda o texto abaixo, copie as perguntas em seu caderno.



1-Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o
homem
a)  colocou-o dentro de um pote de água.
b)  escondeu-o para que ninguém o matasse.
c)  pingou água sobre sua cabeça.
d)  procurou por outros insetos no escritório.
e)  não lhe deu muita importância.
2-O homem interessou-se pelo inseto porque
a)            decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal.
b)            estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.
c)            percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.
d)            resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.
e)            era um inseto perigoso e contagioso. 3-A mudança na rotina do homem deu-se
a)  à chegada do inseto na redação do jornal.
b)  ao intenso calor daquela tarde de verão.
c)  à monotonia do trabalho no escritório.
d)  à transferência de local onde estava o inseto.
e)  devido ao cansaço do dia.
4-Em “Não faça isso com o coitado!”, a palavra sublinhada sugere sentimento de
a)  maldade
b)  crueldade
c)  desprezo
d)  esperança
e)  afeição
5-A presença do inseto na redação do jornal provocou
no homem
a)  curiosidade científica.
b)  sensação de medo.
c)  medo de pegar uma doença.
d)  lembranças da infância.
e)  preocupação com o próximo.
6-Com base na leitura do texto pode-se concluir que a questão central é
a)  a presença inesperada de um inseto do mato na cidade.
b)  a saudade dos amigos de infância
c)  a vida pacifica da grande cidade.
d)  a preocupação com a proteção aos animais.
e)  o cuidado que se deve ter com todos os insetos.

ATIVIDADE 3 Análise e interpretação de tiras em quadrinhos 
Leia as tiras abaixo e responda

  
1ª) No último quadrinho, o uso das letras maiúsculas e do uso da exclamação revelam que Mafalda ficou a)  triste
b)   preocupada.
c)    alegre.
d)   indignada.
2ª) A expressão do pai de Mafalda no último quadrinho revela que ele ficou a)    com raiva.
b)     triste.
c)     confuso.
d)     alegre.

3ª) A finalidade da tirinha acima é a)    promover reflexão.
b)     gerar dúvida no leitor.
c)      mostrar como se planta uma árvore.
d)     causar humor.

1ª) Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: a) Qual é o gênero textual?

2ª)  Os pedidos de Calvin no primeiro e no segundo quadrinho se direcionavam, provavelmente, a quem?

3ª)  O que sugere as formas dos balões no primeiro e segundo quadrinhos?

4ª)  As palavras “deixe”, “faça”, “venha” expressam ideia de quê?

a)  Desejo.
b)  Ordem
c)  Incerteza.
d)  Certeza.






  




Nenhum comentário:

Postar um comentário