ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO
NASCIMENTO
|
|||
DISCIPLINA: Projeto de Vida
|
SÉRIE
8ºano- EF
|
||
PROFESSORA: Ana Maria
|
|||
CONTEÚDO: Conhecendo a Comunidade (Competências
Socioemocionais) Assertividade, iniciativa social, curiosidade para aprender
e imaginacao criativa.
|
HORAS/AULA: 04
|
||
AULAS : 17/06
, 19/06 , 24/06 e
26/06/20
|
DATA DE ENTREGA: 30/06/20
|
||
Objetivo:-
Possibilitar que os estudantes conheçam e reflitam sobre a comunidade na qual a
escola esta inserida. Isso pode ser feito por meio da própria percepção e da
busca de outras informações sobre ela, bem como pela identificação de suas
fronteiras e dos os serviços prestados. Desta forma, será possível
entender como interagir para a construção do Projeto de Vida.
Nº
aulas
|
Dia da aula
|
O QUE É PRA FAZER?
|
Apostila do aluno 2º bim
|
||
0 4
|
17/06/20- Quarta- feira
19/06/20-
sexta- feira
24/06/20- Quarta-
feira
26/06/20- sexta-feira
|
|
Obs:
|
Os conteúdos
que serão estudados estão todos na apostila do aluno .Porém as atividades que estão orientadas para
realizar em grupo, adaptei -as para que no momento realize com a sua
família em sua casa.
Atividade
Assistir
aos vídeos Eu e minha
Comunidade e pra quem
não tem acesso a ler o texto:
CONHECENDO O TERRITÓRIO DA
COMUNIDADE
MÃO NA MASSA : VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTÓRIA EM
QUADRINHOS?
Conhecendo
um pouco mais...
|
Páginas
72 e 73
73
|
internet
|
Aula : 17/06/20- Quarta - feira Assistir
aos vídeos sobre
Aula
pelo cmsp 8º Ano – Projeto de Vida: Eu, Minha Comunidade e a Escola –
24/06/2020
Texto: Comunidade
Comunidade caracteriza-se por um grupo de pessoas que
reside em uma área geográfica determinada, compartilhando de um modo de vida e
que possui uma cultura em comum. Cada integrante da comunidade e parte de uma
historia vivenciada de formas semelhantes por aqueles que vivem no mesmo lugar.
A comunidade e marcada pela interação entre as
pessoas que a compõem, pelas praticas cotidianas que atendem as expectativas de
seus membros que, de modo geral, vivenciam esperanças, valores, crenças e
significados. As comunidades nascem como espaços de troca, com necessidades
para a vida cotidiana. As feiras de hoje, por exemplo, tem origem nos antigos
mercados de troca. Fixam-se pessoas e suas residências, criam-se vias de
transporte e locais onde se desenvolvem varias atividades econômicas e
administrativas, ao lado de atividades culturais e sociais. Obras e serviços se
multiplicam para dar conta de atender as demandas da população: trabalhadores,
comerciantes, novos proprietários, pessoas responsá- veis pelos serviços públicos e privados,
organizações não governamentais (ONG).
A comunidade possuem
identidade e apresentam alguns aspectos singulares, pois sua historia
varia de acordo com o modo de vida e ocupação, alem de características
históricas, sociais e culturais. Em torno delas, ha as comunidades maiores ou
menores, as quais se ajudam mutuamente em relação a educação, saúde e
transporte. Existem, assim, vários tipos de comunidade. As comunidades
transcendem a soma das vidas de seus membros. O crescimento delas traz novas
questões para seus habitantes, sendo necessária uma adaptação constante para
dar conta das demandas sociais e econômicas, bem como de seu ritmo de expansão.
a)
Você sabe o que é uma comunidade?
b)
Após assistir o vídeo, pense na sua comunidade e o que você percebe que precisa ser solucionado
no sentido de problemas socioambientais.
19/06/20- sexta- feira Atividade:
Nesta atividade, você e sua família de sua casa
poderão listar os tipos de serviço que
sua comunidade oferece, sejam eles públicos ou privados. Para isso, vocês farão
uma “chuva de ideias”, ou seja, uma tempestade de palpites, para colocar no
papel tudo o que sabem sobre determinado assunto, pontuando as fragilidades e
as potencialidades existentes.
Então preencha o quadro abaixo como por exemplo:
QUE BOM QUE A MINHA COMUNIDADE...: nesta parte, vocês
podem anotar todos os serviços que estão disponíveis na comunidade e que
funcionam de maneira adequada às necessidades dos cidadãos.
QUE PENA QUE A MINHA COMUNIDADE...: aqui vocês podem
registrar os serviços que não estão presentes ou não funcionam adequadamente.
Este também é um espaço para explorar os motivos pelos quais, estes serviços
não funcionam bem.
QUE TAL SE A MINHA
COMUNIDADE...: aqui vocês podem refletir sobre o que poderia ser
feito para que os serviços funcionassem melhor na comunidade.
24/06/20- Quarta-feira
MÃO NA MASSA : VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTÓRIA EM
QUADRINHOS?
Nesta atividade, você irá colocar toda a sua
criatividade e imaginação em prática, pois é hora de produzir uma história em
quadrinhos, ou seja, uma HQ! Para isso, pense
com sua família em um fato ou um problema que existe no seu bairro, na
sua rua ou mesmo na sua escola, o qual mereça as suas reflexões para a tomada
de atitudes.
26/06/20- sexta-feira
Atividade:
Conhecendo um pouco mais...
Procurar
saber a história a respeito da
sua escola situada em sua comunidade, pelos veículos de
comuniação ( jornal, internet,
blogue da escola, entre outros)relatar por escrito em
seu caderno .
Nenhum comentário:
Postar um comentário