sexta-feira, 3 de julho de 2020

Projeto de Vida- Profª Ana Maria

ESCOLA: E. E. PROF JOÃO PEDRO DO NASCIMENTO
DISCIPLINA: Projeto de Vida
SÉRIE  8ºano- EF
PROFESSORA: Ana Maria 
CONTEÚDO: Conhecendo a Comunidade (Competências
Socioemocionais) Assertividade, iniciativa social, curiosidade para aprender e imaginacao criativa.
HORAS/AULA:  04
AULAS :  17/06 ,  19/06 , 24/06  e   26/06/20
DATA DE ENTREGA: 30/06/20
Objetivo:- Possibilitar que os estudantes conheçam e reflitam sobre a comunidade na qual a escola esta inserida. Isso pode ser feito por meio da própria percepção e da busca de outras informações sobre ela, bem como pela identificação de suas fronteiras e dos os serviços prestados. Desta forma, será  possível  entender como interagir para a construção do Projeto de Vida.
 aulas
Dia          da aula
                         O QUE É PRA FAZER?
Apostila do aluno 2º bim
0 4




 
17/06/20- Quarta- feira

19/06/20-
sexta- feira
24/06/20- Quarta-
feira
26/06/20- sexta-feira





Obs:
 Os conteúdos que serão estudados estão todos na apostila do aluno .Porém  as atividades que estão orientadas para realizar  em grupo, adaptei -as  para que no momento realize com a sua família em sua casa.
Atividade
Assistir aos  vídeos   Eu e minha  Comunidade   e pra quem não tem acesso a   ler o texto:
CONHECENDO O TERRITÓRIO DA COMUNIDADE 
MÃO NA MASSA  : VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS?
Conhecendo um pouco mais...
Páginas 






72  e 73

73








internet

 








 Aula : 17/06/20- Quarta - feira Assistir aos vídeos sobre
Aula pelo cmsp 8º Ano – Projeto de Vida: Eu, Minha Comunidade e a Escola – 24/06/2020
Texto: Comunidade
Comunidade caracteriza-se por um grupo de pessoas que reside em uma área geográfica determinada, compartilhando de um modo de vida e que possui uma cultura em comum. Cada integrante da comunidade e parte de uma historia vivenciada de formas semelhantes por aqueles que vivem no mesmo lugar.
A comunidade e marcada pela interação entre as pessoas que a compõem, pelas praticas cotidianas que atendem as expectativas de seus membros que, de modo geral, vivenciam esperanças, valores, crenças e significados. As comunidades nascem como espaços de troca, com necessidades para a vida cotidiana. As feiras de hoje, por exemplo, tem origem nos antigos mercados de troca. Fixam-se pessoas e suas residências, criam-se vias de transporte e locais onde se desenvolvem varias atividades econômicas e administrativas, ao lado de atividades culturais e sociais. Obras e serviços se multiplicam para dar conta de atender as demandas da população: trabalhadores, comerciantes, novos proprietários, pessoas responsá- veis  pelos serviços públicos e privados, organizações não governamentais (ONG).
A comunidade possuem  identidade e apresentam alguns aspectos singulares, pois sua historia varia de acordo com o modo de vida e ocupação, alem de características históricas, sociais e culturais. Em torno delas, ha as comunidades maiores ou menores, as quais se ajudam mutuamente em relação a educação, saúde e transporte. Existem, assim, vários tipos de comunidade. As comunidades transcendem a soma das vidas de seus membros. O crescimento delas traz novas questões para seus habitantes, sendo necessária uma adaptação constante para dar conta das demandas sociais e econômicas, bem como de seu ritmo de expansão.

a)      Você sabe o que é uma comunidade?
b)      Após assistir o vídeo, pense na sua comunidade e o  que você percebe que precisa ser solucionado no sentido de problemas socioambientais.
19/06/20- sexta- feira Atividade:

Nesta atividade, você e sua família de sua casa poderão  listar os tipos de serviço que sua comunidade oferece, sejam eles públicos ou privados. Para isso, vocês farão uma “chuva de ideias”, ou seja, uma tempestade de palpites, para colocar no papel tudo o que sabem sobre determinado assunto, pontuando as fragilidades e as potencialidades existentes.
Então preencha o quadro abaixo como por exemplo:
QUE BOM QUE A MINHA COMUNIDADE...: nesta parte, vocês podem anotar todos os serviços que estão disponíveis na comunidade e que funcionam de maneira adequada às necessidades dos cidadãos. 
QUE PENA QUE A MINHA COMUNIDADE...: aqui vocês podem registrar os serviços que não estão presentes ou não funcionam adequadamente. Este também é um espaço para explorar os motivos pelos quais, estes serviços não funcionam bem.
 QUE TAL SE A MINHA COMUNIDADE...: aqui vocês podem refletir sobre o que poderia ser feito para que os serviços funcionassem melhor na comunidade.

24/06/20- Quarta-feira

MÃO NA MASSA : VAMOS CONFECCIONAR UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS?
Nesta atividade, você irá colocar toda a sua criatividade e imaginação em prática, pois é hora de produzir uma história em quadrinhos, ou seja, uma HQ! Para isso, pense  com sua família em um fato ou um problema que existe no seu bairro, na sua rua ou mesmo na sua escola, o qual mereça as suas reflexões para a tomada de atitudes.
26/06/20- sexta-feira

Atividade:
Conhecendo um pouco mais...
Procurar  saber a história a  respeito da sua escola  situada  em sua comunidade, pelos veículos de comuniação ( jornal, internet, blogue da escola,  entre outros)relatar por escrito em seu caderno  .

                                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário